Desemprego entre jovens é maior que o dobro da taxa registrada entre adultos, revela pesquisa

Entre as barreiras para a entrada no mercado de trabalho estão a falta de experiência profissional e a baixa qualificação

Desemprego entre jovens é maior que o dobro da taxa registrada entre adultos, revela pesquisa
Candidatos têm até as 13h30 para se cadastrarem no Sine – Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas revelou que a taxa de desemprego entre jovens é mais que o dobro da observada entre adultos mais velhos.

Apesar de o desemprego no Brasil ter atingido o seu menor patamar em 2024, os jovens permanecem com dificuldades para conseguir uma ocupação.

Além disso, entre as barreiras para a entrada no mercado de trabalho estão a falta de experiência profissional e a baixa qualificação. Por não atenderem aos critérios das vagas formais, eles acabam aceitando oportunidades na informalidade e depois enfrentam ainda mais dificuldades para sair do subemprego, gerando um ciclo vicioso.

No Senado, um projeto para reverter esse quadro cria o Programa “Poupança Jovem”. Sendo assim, ele é de autoria do senador Irajá, do PSD do Tocantins, ele prevê o pagamento de uma bolsa de 5 mil reais após o fim do ensino médio para incentivar a continuidade dos estudos e o empreendorismo. 

Incentivo contra o desemprego

Irajá também é autor da Nova Lei do Primeiro Emprego, que concede incentivos ao empregador que contratar funcionários com menos 30 anos, reduzindo os encargos incidentes sobre a folha de salário. O projeto foi aprovado em 2021 pelo Senado, e seguiu para Câmara dos Deputados onde foi modificado.

Agora, os senadores vão analisar as alterações na Comissão de Assuntos Sociais, como o aumento da carga de horária de 30 para 44 horas semanais. Do mesmo modo, Kajuru, do PSB de Goiás, é autor de uma proposta para oferecer então, contratos de aprendizagem a adolescentes atendidos por programas de acolhimento, que se encontram em situação de vulnerabilidade.  

Por fim, o projeto do senador Jorge Kajuru aguarda análise da Comissão de Direitos Humanos. Da Rádio Senado, Marcella Cunha

Fonte: Agência Senado

0
Would love your thoughts, please comment.x