A Prefeitura de Boa Vista apoia a agricultura familiar, oferecendo suporte e oportunidades para quem vive no campo. Nesta terça-feira, (24) o município firmou um importante passo para o fortalecimento da agricultura local com a assinatura de contratos de concessão de créditos para empreendedores rurais.
Segundo a diretora-presidente da Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME), Luciana Surita, essa iniciativa visa oferecer suporte financeiro para impulsionar negócios que promovam o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda no campo.
“Os contratos contemplam condições acessíveis e um prazo adequado, permitindo que os agricultores invistam em tecnologia, insumos e melhorias na produção”, disse.
Há então disponível, 25 linhas de R$ 20 mil para agricultores familiares da zona rural de Boa Vista. Com isso, vai ser injetado meio milhão na economia local.
Não haverá cobrança de juros. Além disso, os beneficiários vão ter carência de 90 dias para iniciar o pagamento, que ocorre em 48 parcelas.
Aldete da Silva, do PA Nova Amazônia assinou o contrato. Ela planta melancia, macaxeira, mandioca, maxixe e melão. Como resultado, ao que receber o recurso pretende investir na lavoura, aumentar a irrigação e comprar um tratorito.
“Eu conheci a AME no momento certo. No lote somos só eu e o meu marido trabalhando. Com esse investimento não vamos mais ter dificuldade com a enxada, por exemplo. Estou muito feliz”, contou.
Novas tecnologias
Além disso, a oportunidade, os novos beneficiários também conheceram os parceiros da Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento, que oferecem então consultorias, serviços e comercializam produtos e maquinários específicos para as famílias do campo, entre outros serviços.
Acompanhamento técnico
Por fim, os produtores rurais ainda terão acesso a cursos, palestras, oficinas, consultorias e orientações sobre empreendedorismo com a equipe técnica da AME BV e parceiros. Esse suporte educacional visa capacitá-los para melhor gestão de seus negócios e aplicação eficiente dos recursos recebidos.
Fonte: Da Redação