Etilômetros para fiscalização em Roraima - Foto: Ascom/Detran-RR
O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) adquiriu 22 etilômetros. Os equipamentos irão reforçar as ações de fiscalização de trânsito com a finalidade de coibir condutores que insistem em dirigir após ingerirem bebida alcoólica.
O órgão também vai utilizar os aparelhos nas operações da Lei Seca. De janeiro a julho deste ano, o Detran registrou 277 condutores autuados por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica. Os agentes usam o etilômetro para a aferição da concentração de álcool no organismo do condutor.
De acordo com o diretor de segurança do trânsito do Detran, Gueres Mesquita, o objetivo é ter equipamentos mais modernos e ampliar as ações de fiscalização.
“A aquisição desses etilômetros vai trazer para a fiscalização de trânsito do estado mais agilidade durante o trabalho dos agentes”, frisou.
Penalidade
De acordo com o Código Nacional de Trânsito (CTB ), dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano.
A recusa em realizar o teste do etilômetro também é considerada infração e tem como resultado, as mesmas penalidades.
No dia 19 de junho, a Lei 11.705 de 2008, mais conhecida como “Lei Seca”, que reduziu a tolerância com os motoristas que dirigem sob o efeito de bebidas alcoólicas, completou 15 anos.
Fonte: Da Redação
Segundo relato, um dos socos teria atingindo o olho esquerdo causando hematoma
Casal estava ingerindo bebida alcóolica em Lethen/Guiana, quando iniciaram as discussões motivadas por ciúmes; homem…
Ações educativas e fiscalização ocorrem em estradas federais em todo o país
Juiz responsável pela audiência pediu a inscrição do suspeito na OAB, mas ele afirmou não…
Cerca de 183 mil contribuintes receberão R$ 403,65 milhões
Iniciativa permite obter descontos em juros, multas e encargos