O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) adquiriu 22 etilômetros. Os equipamentos irão reforçar as ações de fiscalização de trânsito com a finalidade de coibir condutores que insistem em dirigir após ingerirem bebida alcoólica.
O órgão também vai utilizar os aparelhos nas operações da Lei Seca. De janeiro a julho deste ano, o Detran registrou 277 condutores autuados por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica. Os agentes usam o etilômetro para a aferição da concentração de álcool no organismo do condutor.
De acordo com o diretor de segurança do trânsito do Detran, Gueres Mesquita, o objetivo é ter equipamentos mais modernos e ampliar as ações de fiscalização.
“A aquisição desses etilômetros vai trazer para a fiscalização de trânsito do estado mais agilidade durante o trabalho dos agentes”, frisou.
Penalidade
De acordo com o Código Nacional de Trânsito (CTB ), dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano.
A recusa em realizar o teste do etilômetro também é considerada infração e tem como resultado, as mesmas penalidades.
No dia 19 de junho, a Lei 11.705 de 2008, mais conhecida como “Lei Seca”, que reduziu a tolerância com os motoristas que dirigem sob o efeito de bebidas alcoólicas, completou 15 anos.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido