O Dia das Mães está chegando, e para unir o útil ao agradável, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Nova Cidade aproveita o momento para também homenagear a integrante mais antiga do Cabelos de Prata, Celciana da Conceição. A idosa completou 100 anos nessa quarta-feira (10) e esbanja alegria e disposição. O evento contou com música ao vivo, lanche e dança.
Quando a maranhense Celciana chegou em Boa Vista, “era tudo mato”. A moradora do bairro Bela Vista acompanhou então o crescimento da capital de Roraima, e é a integrante mais antiga do Projeto Cabelos de Prata no Cras do Nova Cidade. Ela ingressou em 2004.
A família da centenária é grande e não para de crescer. Dona Celciana casou-se aos 19 anos e dessa união nasceram os cinco filhos: Afonso, João, Domingos, Elizabeth e Luzinete. Além dos filhos, Celciana possui dezoito netos, quarenta e um bisnetos e quatro tataranetos.
A filha mais nova, Luzinete da Cruz, relatou que a mãe não perde um dia no projeto e, assim, fez muitos amigos. Ela comentou ainda sobre a independência da idosa, que faz questão de continuar com os afazeres de casa sozinha. Ela ainda reclama quando recebe ajuda, mas se diverte com a família.
“O dia a dia dela em casa também é feliz. Ela canta, dança e ainda trabalha, nunca fica quieta. Faz questão de limpar o quintal, lavar a roupa e tomar banho sozinha. Minha mãe não gosta que ninguém faça nada por ela. Agradeço muito pela idade que ela chegou e por ter vencido o Covid-19 três vezes”, disse a caçula.
Para Sandra Ludgero, gerente do Cras Nova Cidade, é uma honra comemorar os 100 anos da matriarca, amada por todos os colegas, junto com o Dia das Mães.
“Geralmente fazemos os aniversariantes do mês, mas como essa é uma idade tão importante, um século, todos concordaram em fazer uma homenagem para ela, que é muito querida por nós”, frisou a gerente.
Quem marcou presença na festa foi a secretária Municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, que afirmou orgulhosamente que a história de Boa Vista e a de Dona Celciana fazem parte uma da outra.
“Essa mulher linda e guerreira é uma das milhares de maranhenses que ajudaram a construir nossa cidade. Desde que ela chegou, em 2004, já começou a fazer parte do Cabelos de Prata. Então, essas duas histórias se misturam”, relatou Nathalia, que seguiu com a entrega do presente de Celciana, um lindo buquê de flores.
Dona Celciana reencontrou a melhor amiga, Alice de Souza, através do Cabelos de Prata, em 2008. No ano de 1958, as duas se conheceram no Maranhão enquanto lavavam roupas juntas no rio. Porém, em 1965, elas seguiram caminhos diferentes e ficaram sem contato até o reencontro em Boa Vista. Como resultado, hoje não vivem uma sem a outra e o que mais gostam de fazer juntas é “fofocar”.
Alice então afirma que Celciana é sua maior e melhor amiga. “Gostamos de fazer tudo juntas! Eu vou para a casa dela e nós passamos o dia conversando. Falamos sobre as nossas famílias, o que passamos e muito mais. Os nossos filhos são amigos também e as duas famílias se juntaram em uma só. Somos todos parentes. Todos os filhos, netos e bisnetos dela me chamam de vó e tia”, disse Alice.
Os idosos do Cabelos de Prata finalizaram o evento dançando forró, uma das atividades favoritas entre eles. Dessa forma, a Dona Celciana não ficou de fora. Todos formaram uma roda e dançaram juntos. A saúde e bem-estar dos idosos é a missão principal do projeto e momentos como esse são essenciais para garantir muita felicidade.
O projeto foi implantado em 2001 e regulamentado em março de 2006. Atende idosos a partir de 60 anos e atualmente são mais de 1.400 integrantes no município.
Cada Cras é responsável pelo planejamento de atividades recreativas e associativas de esporte, lazer, cultura, bem como de dança.
O foco é contribuir no processo do envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia, prevenção de risco social, fortalecimento dos vínculos familiares, assim como do convívio comunitário.
Para os idosos em situação de vulnerabilidade social, o Cabelos de Prata oferece uma bolsa no valor de R$ 300 que contemplam 981 pessoas.
Para receber o benefício, basta se cadastrar no Cras e em seguida passar pela avaliação. Os requisitos são: ter mais de 60 anos, morar em Boa Vista, frequência nas atividades e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.
Fonte: Da Redação
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…