Cidades

Dia de Campo em Hortifrúti: programação em Boa Vista conta com palestras sobre cultura e técnicas de manejo de pragas e doenças

O “Dia de Campo em Hortifrúti” começa na próxima sexta-feira, 28, no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na região do Bom Intento. O evento segue até sábado, 29 com uma programação que inclui a visita nas áreas de plantio e palestras de especialistas sobre diversos temas.

As palestras abordarão sobre manejo integrado de pragas e nematoides, além de técnicas sustentáveis para proteger as lavouras sem prejuízos ao meio ambiente. Conforme o secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, a iniciativa visa preparar o produtor para enfrentar as adversidades que podem ocorrer no dia a dia.

“Na plantação existem insetos que são pragas, prejudiciais à planta, mas também existem aqueles que são benéficos à lavoura. É importante salientar que pragas envolvem espécies que podem comprometer o plantio, causando danos irreversíveis na produção agrícola. A primeira arma do produtor contra essas ameaças é a informação. Por isso, investimos nas palestras com especialistas”, disse.

Palestrantes

Dra Natália de Souza Ribas Para ministrar a palestra sobre “Manejo de Pragas”, a Prefeitura de Boa Vista confirmou a presença da especialista no controle, manejo de pragas, inclusive com produtos biológicos – utilização de bactérias no combate às pragas e insetos. Ela tem desenvolvido um trabalho há muito tempo nessa área.

Dra Márcia Gabriel – Ao ministrar a palestra sobre “Manejo de Nematoides”, a especialista vai falar sobre doenças de plantas na agricultura, condições que afetam negativamente a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Essas enfermidades podem ser causadas por vários patógenos, dentre eles, fungos, bactérias, vírus e nematoides, além de alguns fatores ambientais.

Poliana Perrut de Lima – Produtora de café em Rondônia, a palestrante é referência no cultivo da cultura, recomendada pela Embrapa. Equipes da Prefeitura de Boa Vista identificaram que Roraima tem potencial econômico para o plantio de café. Inclusive com algumas pessoas fazendo a plantação em pequena escala. A palestra será voltada para transmitir conhecimento aos agricultores que que pretendam investir nesta cultura no Estado.

Rafael Zamboni – Agrônomo da Agristar (empresa de São Paulo e grande produtora de sementes disponíveis no mercado), o palestrante vai falar sobre cucurbitáceas, família de plantas que englobam a abóbora, melão, melancia, pepino, dentre outros. Algumas culturas e cultivares tem produção em grande escala no Estado e os agricultores terão a oportunidade de sanar dúvidas relacionadas as culturas que trabalham.    

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

49 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

1 hora ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

2 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

12 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

15 horas ago