Cidades

Dia do Servidor Público: relembre os direitos conquistados para os profissionais de Roraima

Nesta sexta-feira (28), o país comemora o Dia do Servidor Público. Ou seja, dos profissionais que atuam na administração pública e fazem o atendimento à população. 

De acordo com a Escola Nacional de Administração Pública, a Enap, o país tem cerca de 560 mil servidores ativos. Só no Estado são quase 27 mil profissionais. Enquanto que, na Prefeitura de Boa Vista, são mais de 5 mil pessoas que comemoram o Dia do Servidor. 

E conforme o presidente do Time MDB RR, Romero Jucá, o enquadramento é uma das conquistas mais importantes para os servidores. Um direito que está na Constituição Federal e reconhece o trabalho de quem ajudou a organizar as bases do Estado. 

“O enquadramento valoriza quem ajudou a construir o nosso Estado. Eu fico muito feliz por ter feito a PEC 199, que deu esse direito a tantas pessoas. Agora, sigo apoiando as propostas que vão atender a mais pessoas”. 

Enquadramento pode atender a mais pessoas

Romero Jucá fala da PEC 07/2018. O texto é do senador Randolfe Rodrigues, do Amapá, e amplia o direito ao enquadramento para quem trabalhou até 1998. Ou seja, até 10 anos após a criação dos Estados. 

Romero Jucá contou que na época da PEC 199, não havia espaço para essa proposta. Por isso, o Congresso Nacional aprovou o texto conforme a Emenda 79. E desta forma, a Emenda 98 atendeu quem trabalhou até 1993.

“Portanto, com as decisões que vieram depois da EC 98, ficou mais fácil trazer essa nova proposta. Por isso eu apoio a PEC 07”.

Outras conquistas

Da mesma forma, Romero Jucá ajudou com o pagamento da RSC para cerca de 800 professores do Ex-Território de Roraima. A RSC é a gratificação pelo Reconhecimento de Saberes e Competências. Um direito que já existia, mas não atendia aos professores de Roraima. 

No Senado, ele também ajudou a igualar os salários dos Policiais Militares, bombeiros militares e policiais civis com os valores pagos aos da polícia federal e policiais do Distrito Federal. 

“Essas conquistas melhoram a vida de famílias inteiras. E assim, garantem mais dinheiro circulando. Então, valorizar os nossos servidores também é fortalecer a economia de todo o Estado”. 

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Governo cria grupo de trabalho para evitar uso do Bolsa Família com apostas online

Nota técnica elaborada pelo Banco Central (BC) mostrou que os beneficiários do auxílio gastaram R$…

6 horas ago

Comerciante é preso no Amazonas suspeito de estuprar duas crianças de 6 e 9 anos que atraiu com bombons em Rorainópolis

Testemunhas presenciaram o acusado chamando crianças para dentro de sua casa ofertando bombons

8 horas ago

Servidora da Maternidade de RR relata falta de vagas em blocos e alimentação para pacientes e acompanhantes: ‘está um caos’

Print de uma mensagem enviada a servidores do local na manhã deste sábado, 28, diz…

8 horas ago

Na maternidade reformada: pacientes ficam em cadeiras após o parto e acompanhantes dormem no chão; veja vídeo

Maternidade foi inaugitada às pressas em campanha eleitoral, antes mesmo da compra dos móveis

11 horas ago

Mulheres ganham 18,7% a menos que homens em Roraima, aponta relatório

Documento reúne informações de 88 empresas roraimenses com 100 ou mais funcionários

11 horas ago

Morre candidato a prefeito de Amajari vítima de atentado

Antonio Etelvino Almeida, o Toinho da Aderr, estava internado na UTI do HGR após ter…

12 horas ago