Cidades

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é marcada pela luta por direitos, garantias e participação social, diz Coede

O dia 3 de dezembro é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), lembra a importância da diversidade humana, da luta por direitos e garantias de condições de participação social plena para pessoas com deficiência. De acordo com dados do IBGE, só em Roraima, mais de 150 mil pessoas vivem com algum tipo de deficiência.

Para a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEDE- RR), Maria Lúcia de Lucena, a data é um marco histórico e data comemorativa. Contudo, ressalta que luta é diária e, por isso, deveria acontecer durante todo o ano.

Entre os desafios apontados pela presidente estão: a ampliação da visibilidade e garantia de direitos. Assim como, a reafirmação de políticas públicas já consolidadas para efeitos reais.

O Conselho recebe, em média, duas denúncias por mês sobre violação de direitos, sendo apuradas, posteriormente, encaminhadas para os órgãos responsáveis. E por fim, acompanhadas até a resolução final, o que, de acordo com ela, demanda uma atuação constante e diária.

“Há uma necessidade de informação e conscientização, além da colaboração de todos os setores da sociedade em contribuir pela inclusão, proteção social e garantia de oportunidades para todos”, cobrou.

A presidente lembrou a importância da conscientização sobre o capacitismo que é qualquer tipo de discriminação contra uma pessoa em função da deficiência. Prática considerada crime e que resulta em exclusão, sofrimento e violação de direitos. “Combater o capacitismo é um compromisso de toda sociedade”, defendeu.

Coede

Criado em 2009, o Conselho é um órgão deliberativo, normativo e fiscalizador, integrado à estrutura do Poder Executivo Estadual. Para informações e denúncias o conselho disponibiliza os canais: Wattsapp (95) 99134-0854; Instagran: @Coederr; Email: coederr@gmail.com.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

5 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

7 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

9 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

10 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

10 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

11 horas ago