Cidades

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é marcada pela luta por direitos, garantias e participação social, diz Coede

O dia 3 de dezembro é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), lembra a importância da diversidade humana, da luta por direitos e garantias de condições de participação social plena para pessoas com deficiência. De acordo com dados do IBGE, só em Roraima, mais de 150 mil pessoas vivem com algum tipo de deficiência.

Para a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEDE- RR), Maria Lúcia de Lucena, a data é um marco histórico e data comemorativa. Contudo, ressalta que luta é diária e, por isso, deveria acontecer durante todo o ano.

Entre os desafios apontados pela presidente estão: a ampliação da visibilidade e garantia de direitos. Assim como, a reafirmação de políticas públicas já consolidadas para efeitos reais.

O Conselho recebe, em média, duas denúncias por mês sobre violação de direitos, sendo apuradas, posteriormente, encaminhadas para os órgãos responsáveis. E por fim, acompanhadas até a resolução final, o que, de acordo com ela, demanda uma atuação constante e diária.

“Há uma necessidade de informação e conscientização, além da colaboração de todos os setores da sociedade em contribuir pela inclusão, proteção social e garantia de oportunidades para todos”, cobrou.

A presidente lembrou a importância da conscientização sobre o capacitismo que é qualquer tipo de discriminação contra uma pessoa em função da deficiência. Prática considerada crime e que resulta em exclusão, sofrimento e violação de direitos. “Combater o capacitismo é um compromisso de toda sociedade”, defendeu.

Coede

Criado em 2009, o Conselho é um órgão deliberativo, normativo e fiscalizador, integrado à estrutura do Poder Executivo Estadual. Para informações e denúncias o conselho disponibiliza os canais: Wattsapp (95) 99134-0854; Instagran: @Coederr; Email: coederr@gmail.com.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

3 horas ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

4 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

5 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

6 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

6 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

7 horas ago