Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, em Boa Vista - Foto: David Rego Jr.
A Diocese de Roraima anunciou oficialmente as celebrações para o Jubileu Diocesano de 2025, que acontecerá em sintonia com o Ano Santo proclamado pelo Papa Francisco, com o lema “300 anos de fidelidade e novos desafios numa Igreja Sinodal”.
Solenidade de abertura ocorrerá no dia 12 de janeiro, durante a Festa do Batismo do Senhor. A concentração inicia às 16h na Comunidade Menino Jesus, no bairro Mecejana, em Boa Vista. De lá, os fiéis seguirão em peregrinação até a Igreja Matriz para a Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Evaristo Spengler. E concelebrada pelos presbíteros da Diocese.
Durante a celebração, uma Placa Comemorativa e uma Vela Jubilar serão entregues a cada paróquia, área missionária e missão indígena, simbolizando a união e a missão da Igreja.
“Vamos celebrar a padroeira da nossa diocese. A bem-aventurada Virgem do Carmo. No decorrer do ano de 2025, teremos outras peregrinações, como a dos catequistas, dos jovens, dos povos indígenas, dos migrantes, dos avós, religiosos, dos padres, dos vocacionados e também da casa comum. Quero desejar que o Ano Jubilar de 2025 seja um tempo de esperança, de comunhão e de renovação espiritual para toda nossa diocese”, destacou Dom Evaristo, bispo de Roraima.
O Ano Santo, celebrado pela Igreja Católica a cada 25 anos, foi oficialmente aberto pelo Papa Francisco no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, em Roma. Este tempo é considerado um período especial de graça, reconciliação e renovação espiritual para os fiéis.
De fevereiro a outubro de 2025, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional, visitará todas as comunidades da Diocese. Essa peregrinação reforça o compromisso com a construção de um santuário dedicado à Padroeira do Brasil em Boa Vista.
Os fiéis poderão obter indulgências plenárias ao peregrinar para as três Igrejas Jubilares designadas: a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, a Catedral Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora Aparecida. Para isso, deverão cumprir as condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Papa.
Jubileus Específicos e Programação Estão confirmados dois jubileus temáticos:
O Conselho Diocesano de Evangelização vai definir outros jubileus ao longo do ano.
A Diocese planeja ações catequéticas, retiros espirituais e formações ao longo do Ano Santo, incentivando a participação ativa dos leigos, religiosas e religiosos. O objetivo é fortalecer a vocação batismal, promover a cultura vocacional entre os jovens e aprofundar a espiritualidade comunitária.
As celebrações de encerramento ocorrerão no dia 28 de dezembro de 2025, durante a Festa da Sagrada Família. Em Roma, o Papa Francisco encerrará o Ano Santo no dia 6 de janeiro de 2026, com o fechamento da Porta Santa na Basílica de São Pedro.
Fonte: Da Redação
Próximo sorteio acontece neste sábado, 6
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…