Foi divulgado o local da aplicação da prova escrita para o processo de escolha de novos Conselheiros Tutelares de Boa Vista por meio do Diário Oficial bem como a distribuição por salas dos candidatos ao Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares 2023.
As provas acontecem no próximo domingo (16) na Escola Municipal Newton Tavares. Ela está localizada na avenida Presidente Castelo Branco, s/nº, bairro Calungá. Os portões serão abertos às 7h e fechados às 8h. O início das provas está marcado para as 8h15.
Sobre a remuneração dos conselheiros
A remuneração para os conselheiros tutelares está fixada em R$ 4.127,94. O processo de escolha ocorrerá em três etapas: análise da documentação, prova objetiva e eleição.
A aplicação da prova objetiva ocorrerá na etapa de análise documental. Contudo, apenas aqueles que obtiverem uma média mínima de 50% de acertos na prova estarão aptos a participar da eleição.
A atuação
Neste pleito, vão ser eleitos 15 por voto popular. Enquanto os 30 candidatos subsequentes aprovados atuarão como suplentes. É importante ressaltar que Boa Vista conta atualmente com três Conselhos Tutelares: Centro, Caimbé e Pintolândia, sendo cada um composto por cinco membros titulares e suplentes, escolhidos pela população.
Do mesmo modo, a eleição, por voto popular, está marcada para o dia 1º de outubro deste ano, das 8h às 17h. O Tribunal Regional Eleitoral e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA-BV) indicarão os locais de votação. Todos os eleitores cadastrados até 90 dias antes da eleição e regularizados junto ao TRE até 31 de agosto de 2023 estarão aptos a votar. Serão até 50 seções eleitorais para garantir o processo eleitoral eficiente.
Conforme o cronograma estabelecido no edital, os resultados definitivos ocorrem no dia 5 de outubro no site www.creativegroup.net.br bem como no Diário Oficial do Município.
Por fim, a posse dos conselheiros eleitos ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2024, marcando o início do mandato de 2024/2027. Por fim, o processo de escolha dos conselheiros tutelares é fundamental para garantir a representatividade da sociedade e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Fonte: Da Redação