Mesmo com as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a Defensoria Pública Estadual (DPE) realizou mais de 4.400 atendimentos a mulheres em Roraima. O órgão divulgou os nesta segunda-feira (2).
Ao todo, o órgão atendeu 3.228 mulheres entre janeiro de 2020 a janeiro de 2021. E outras 1.218 ações nos primeiro trimestre do ano, com uma média de 203 atendimentos por mês durante a pandemia.
Conforme a DPE-RR, os serviços mais buscados foram: divórcio, dissolução de bens e violência doméstica. O último corresponde a maior parte das demandas do órgão.
Fortalecimento da Rede de Proteção
Chefe da Defensoria Especializada da Mulher, a defensora Terezinha Muniz ressaltou a importância do serviço para as vítimas.
De acordo com ela, grande parte das vítimas de violência doméstica no estado são consideradas pretas, pardas ou indígenas, com idades entre 20 a 49 anos.
“Colocamos as necessidades delas em primeiro lugar, tanto as medidas de assistência psicológica quanto assistência de emprego, porque o nosso trabalho é atuar com ação de educação em direitos como forma de fortalecer a rede de proteção”, informou.
Além do acompanhamento processual nos autos cíveis e criminais, que ocorrem no juizado da violência doméstica, as mulheres também contam com atendimento psicológico, assim como psiquiátrico no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), por meio da Casa da Mulher Brasileira.
Fonte: Da Redação