A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) divulgou o calendário de atendimentos da Carreta dos Direitos para 2025. Ao todo nove bairros de Boa Vista receberão atendimentos ao longo do ano, com início em fevereiro e término em novembro.
“Com a divulgação do nosso calendário, as pessoas que precisarão do serviço já terão, previamente, a data em que a Carreta estará no seu bairro. Isso vai facilitar o planejamento das pessoas para participarem da ação”, explicou a defensora pública Elceni Diogo.
Conforme o defensor público-geral em exercício, Natanael Ferreira, a unidade móvel da DPE-RR é uma iniciativa adicional para que todas as pessoas tenham acesso à justiça e à cidadania.
“A Carreta dos Direitos é fundamental para levar os serviços da Defensoria Pública à população que vive em bairros mais afastados do centro da cidade e em áreas de difícil acesso. Nosso objetivo é fazer com que os serviços cheguem onde as pessoas mais precisam”, pontuou.
Cronograma
A primeira ação da carreta acontecerá em fevereiro, de 3 a 7, no bairro Nova Cidade. Em março, atenderá no Pedra Pintada, de 17 a 21, e em abril, de 22 a 25, no bairro Cruviana. Contudo, os atendimentos de maio ainda terão a data e o local definidos. Em julho, a carreta estará no bairro Tancredo Neves, de 14 a 18. Já em agosto, de 18 a 22, no bairro Raiar do Sol. No mês de setembro, de 8 a 12, no bairro Cidade Satélite, enquanto em outubro, de 6 a 10, no bairro Pintolândia. Por fim, o cronograma de ações fecha em novembro, de 24 a 28, no bairro Pricumã, na Via das Flores.
Dados
Em julho de 2024, a população recebeu a Carreta dos Direitos, no Palácio do Governo. Conforme a DPE-RR, no ano passado, realizaram quatro ações em diferentes pontos da capital, totalizando 1.333 pessoas atendidas.
O destaque positivo dessas ações se deu pela participação de diversas instituições que integraram os atendimentos durante os dias de atividade. Em um único local, além da assistência jurídica, a população contou com atendimentos da Receita Federal, emissão de RG, além de Justiça Itinerante, INSS e CRAS, assim como serviços do CadÚnico.
A Carreta dos Direitos foi viabilizada por emenda parlamentar do deputado federal Defensor Stélio Dener e construída por meio do projeto “Calha Norte”. A unidade móvel conta com climatização e acessibilidade completa, incluindo elevador para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, banheiros, espaço para audiências, terminais de atendimento, sala de espera, copa, internet e gerador de energia.
Fonte: Da Redação