Cidades

Economia com produção de energia solar em Boa Vista resulta em investimentos à população

Em 2017, a prefeitura de Boa Vista passou investir em energia solar. O resultado é que, além do benefício ambiental, o município economiza cerca de R$5 milhões por ano. Este é o tema da primeira reportagem de uma série especial do município sobre a Semana do Meio Ambiente.

Assim, Boa Vista completa 5 anos de produção de energia solar com 6 usinas fotovoltaicas, localizadas no Teatro Municipal, Mini Terminal Luiz Canuto Chaves, Mercado Municipal São Francisco, Palácio 9 de Julho e no estacionamento da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA). As placas também abastecem outros 75 abrigos climatizados de ônibus.

Essa economia gerada pelo uso de uma fonte renovável de energia retorna à população por meio de serviços. Conforme a Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF), o dinheiro economizado pela produção das usinas acaba sendo investido em diversas demandas públicas.

A pasta estima que 25% destinados à Educação, 15% para a Saúde e 5% para a área de Assistência Social. Conforme o engenheiro da SPMA, Marcos Couto, o município utiliza toda a energia gerada pelas usinas.

“Se houver excedentes, há compensação no mês seguinte. Então quando o dinheiro volta, o município faz esse retorno direto à população. No final, ganha a população e o meio ambiente”, explicou.

Excedente

O excedente acaba sendo utilizado em custeio de infraestrutura, limpeza da cidade e manutenção. Este último ponto é um investimento constante, pois são recorrentes os atos de vandalismo em abrigos de ônibus, banheiros públicos e praças.

“A colaboração da população é essencial. Quanto maior a colaboração, mais verba a prefeitura tem para investir no que deve investir realmente”, disse o titular da SEPF, Márcio Vinícius.

Ainda de acordo com Márcio, o município leva em conta a diferença entre os atos de vandalismo e os danos naturais nos espaços públicos.

“As despesas de danos naturais já fazem parte do orçamento. Sabemos que precisamos reforçar pintura e realizar consertos de tempos em tempos. Outra coisa é você consertar banheiros, bancos e brinquedos depredados por alguém”, pontuou.

Fonte: Da Redação

Fabrício Araújo

Recent Posts

Arthur Henrique lidera pesquisa Inope com 70%; Catarina tem 20%, Nakashima 1,2% e Lincoln 0,3

Segundo a pesquisa, o atual prefeito vence eleição no primeiro turno com grande vantagem sobre…

5 horas ago

‘A Maratona de uma Vida’: medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro Lima ministra palestra em Boa Vista

Evento acontece às 19h do dia 18 de outubro. Veja como adquirir ingressos

5 horas ago

Polícia Federal apreende R$ 67 mil em ações de combate ao crime eleitoral no interior de Roraima

Apreensões ocorreram em Mucajaí e Caracaraí após denúncias. Equipe também prendeu um suspeito de comprar…

7 horas ago

Esquema de compra de votos na Raposa Serra do Sol é destaque em reportagem nacional

Conforme reportagem do Estadão, principais candidatos que disputam a Prefeitura do município prometem favores aos…

9 horas ago

Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado

Download será suspenso pela Justiça Eleitoral amanhã

10 horas ago

Duas pessoas são presas e nove toneladas de cassiterita são apreendidas em Boa Vista

Também foram apreendidos maquinários e uma arma de fogo

12 horas ago