Foto: Divulgação Semuc
O ano de 2025 foi marcado por avanços significativos na educação municipal. Com foco na modernização da infraestrutura, ampliação do uso de tecnologia em sala de aula, valorização dos profissionais e fortalecimento da aprendizagem, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), consolidou uma série de ações que impactaram diretamente mais de 54 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.
Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Lincoln Oliveira, os resultados refletem um trabalho planejado e comprometido com a qualidade do ensino. “2025 foi um ano de muito trabalho, investimentos e avanços importantes para a educação de Boa Vista. Atuamos desde a infraestrutura até a sala de aula, passando pela valorização dos profissionais e pelo cuidado com nossos alunos. Em 2026, seguimos firmes nesse compromisso, focando cada vez mais na melhoria da qualidade do ensino e na garantia de uma educação pública inclusiva, moderna e eficiente”, destacou.
Um dos grandes destaques este ano foi a ampliação da frota de transporte escolar da Rede Municipal de Ensino, com a aquisição de 84 novos ônibus, garantindo mobilidade, segurança e acessibilidade aos estudantes de toda a cidade, inclusive nas zonas rural e indígena.
Os novos ônibus são modernos, climatizados e adaptados para receber alunos com deficiência, com plataformas elevatórias, o que representa um salto na qualidade do transporte escolar em Boa Vista. A iniciativa também substitui os antigos veículos alugados, tornando os novos ônibus sinônimos de conforto e tranquilidade aos alunos da rede.
Além disso, o fardamento escolar foi totalmente renovado, ganhando novas cores. O kit é composto por camiseta, regata, jaqueta, bermuda ou shortsaia, meia e tênis, adaptados para cada faixa etária.
Entre os destaques, estão os investimentos em infraestrutura escolar. Ao longo do ano, a prefeitura entregou a quadra poliesportiva da Escola Municipal Indígena Vicente André, ampliando para 15 o número de escolas indígenas e do campo com espaços esportivos modernos. Além disso, mais de 1.200 itens de material permanente — como carteiras, cadeiras e centrais de ar — foram distribuídos para unidades escolares, garantindo mais conforto e melhores condições de aprendizagem.
A educação esportiva também ganhou reforço com a distribuição de 42.560 itens para os alunos da rede, fortalecendo eventos como o Festival de Xadrez Escolar, os Jogos das Escolas Indígenas, o Festival da Primeira Infância e os Jogos Escolares da Rede Municipal.
Em 2025, a inovação pedagógica ganhou protagonismo nas escolas municipais. Um dos principais avanços foi a entrega de PlayTables em 64 escolas, beneficiando cerca de 13 mil alunos do 1º e 2º ano. O recurso tecnológico, que funciona como um “tablet gigante”, oferece jogos educativos, livros digitais e atividades interativas, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças.
A iniciativa foi acompanhada por formação continuada, envolvendo 64 coordenadores pedagógicos e 45 técnicos da SMEC. Além disso, a rede recebeu 170 telas interativas instaladas em 60 escolas. Atendendo então alunos do 5º e 6º ano, além da entrega de Chromebooks e tablets para uso pedagógico.
Na Educação Infantil, o Programa Meu Primeiro Código distribuiu 282 robôs Matatalab, introduzindo noções básicas de programação para alunos do 1º e 2º ano. A rede também recebeu quase 374 mil livros didáticos, fortalecendo o ensino estruturado.
Em agosto de 2025, a Escola Municipal Centenário inaugurou uma sala múltiplo uso, intitulada “Mergulho no Saber”. Criada com recursos do Prêmio Gestão Escolar 2023, o ambiente lúdico e temático teve planejamento para integrar tecnologia e aprendizado, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas para estudantes do 1º ao 5º ano.
Além de um ambiente colorido e cheio de vida, inspirado no fundo do mar, o local oferece ferramentas para estimular a curiosidade e o protagonismo infantil. Possui kits de robótica, microscópio, projetor multimídia, chromebooks, materiais de ciências e livros paradidáticos, permitindo que os professores trabalhem de forma interdisciplinar, conectando conteúdos e experiências práticas.
A Rede Municipal encerrou o ano com 54.174 matrículas efetivas, representando um crescimento expressivo em relação aos anos anteriores. Na alimentação escolar, a política adotada priorizou cardápios mais saudáveis, com a aquisição de 472.417 quilos de alimentos da agricultura familiar.
Na área da saúde, o Programa Saúde na Escola (PSE) teve destaque com o projeto “Nutrir e Educar: Leite da Família”. Ele atendeu 4.282 crianças de 2 e 3 anos. Já o Projeto Bem-Te-Vi 2025 realizou a triagem de 55 mil estudantes e garantiu a entrega de óculos para cerca de 5 mil alunos.
Para fortalecer o quadro profissional, a SMEC convocou 37 professores pedagogos efetivos e contratou 712 profissionais por meio de seletivo, incluindo cuidadores, merendeiras e motoristas. A formação continuada capacitou 166 cuidadores com foco na educação inclusiva e mais de 360 profissionais para o uso de novas tecnologias educacionais.
A recomposição da aprendizagem foi prioridade ao longo do ano, com ações voltadas à alfabetização e à melhoria dos índices educacionais. Mais de 1.600 professores e gestores participaram do Encontro Formativo da RENALFA, dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Além disso, 35.513 alunos passaram por avaliações contínuas de aprendizagem. Do mesmo modo, cerca de 6 mil estudantes do 5º ano participaram de aulões preparatórios para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica.
Na educação inclusiva, mais de 2 mil alunos tiveram atendimento Educacional Especializado (AEE). Enquanto o Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE) e o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) ofertaram atendimentos multiprofissionais.
Em dezembro, a Rede Municipal de Ensino foi destaque em dois prêmios. Eles então valorizam a prática pedagógica e a gestão escolar, reafirmando o compromisso com a excelência educacional, por exemplo.
Do mesmo modo, o Prêmio Delacir, “Oscar da Educação” celebrou as escolas que mais se destacaram ao longo do ano nas áreas de gestão, desempenho e práticas inovadoras. Promovendo uma cultura de valorização e estímulo às boas práticas dentro das unidades de ensino.
Já o Prêmio Meritocracia 2025 reconheceu a dedicação dos profissionais da educação, com recorde de inscrições (cerca de 900). Por fim, uma cerimônia que reuniu centenas de educadores, valorizando o talento e engajamento dos professores em toda a rede municipal. Ambos contaram com premiações em dinheiro e o 14º salário.
Fonte: Da Redação
Especialistas destacam prevenção e controle da doença
Duas pessoas foram autuadas por posse ilegal de arma de fogo, enquanto uma respondeu por…
A agência da Europa define asteroides como rochas espaciais antigas, remanescentes da formação do Sistema…
Interessados em ajudar podem procurar um dos pontos de arrecadação, localizados na Av. Nossa Sra.…
Período de 29 de março a 27 deste mês totaliza 90 dias, que é o…
Reabertura vale para vínculos até outubro de 1993 e garante prazo de 180 dias para…