A Prefeitura de Boa Vista mantém um trabalho contínuo e essencial de coleta de lixo domiciliar, recolhendo aproximadamente 400 toneladas de resíduos por dia em diferentes bairros da capital. A ação é fundamental para a saúde pública, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente, contribuindo para uma cidade mais limpa, organizada e sustentável.
O serviço é pela Secretaria Municipal de Conservação Pública (SMCP) e ocorre de segunda a sábado, com rotas distribuídas nos períodos diurno e noturno. Aos domingos, a coleta é por meio de uma rota específica nas feiras livres e unidades hospitalares. Além disso nos feriados, o serviço funciona normalmente, exceto nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.
“Atualmente, 18 caminhões compactadores atuam diariamente na operação, com o apoio de cerca de 160 colaboradores, que desempenham um papel essencial na manutenção da limpeza urbana. Todo o material recolhido vai para o Aterro Sanitário Municipal, seguindo rigorosamente os critérios ambientais estabelecidos”, destacou o secretário municipal de Conservação Pública, Daniel Lima.
Organização da coleta e orientações à população
Do mesmo modo, os dias e horários da coleta domiciliar tem consulta no site oficial da Prefeitura de Boa Vista. Isso por meio do endereço: https://boavista.rr.gov.br/calendario-de-coleta-de-lixo. Em casos de descarte irregular, a população pode acionar a Central 156 para denúncias. O secretário também reforça a importância do descarte adequado de materiais perfurocortantes, como vidros, seringas e objetos similares.
“Esses itens não devem estar descartados de forma solta no lixo comum ou reciclável. A orientação é acondicioná-los em recipientes rígidos, como garrafas PET, latas, frascos plásticos resistentes ou caixas de papelão firmes, devidamente identificados com a frase ‘CUIDADO: MATERIAL PERFUROCORTANTE’. Essa medida é essencial para garantir a segurança dos trabalhadores da coleta e da população em geral”, reforçou.
Fonte: Da Redação


