Cidades

Em fórum, Romero Jucá fala sobre novos desafios para o agronegócio no país

O Fórum CB (Correio Braziliense), realizado nesta terça-feira, 25, reuniu autoridades, empresários e representantes do setor produtivo nacional para debater O Cenário dos Investimentos Estrangeiros no Agronegócio Brasileiro.

Desta forma, um dos objetivos do evento foi envolver diversos setores da sociedade no debate de como os investimentos estrangeiros podem contribuir com o desenvolvimento do agronegócio nacional e os desafios para tornar o país cada vez mais atrativo e seguro para os investimentos internacionais, conforme destacou o vice-presidente Institucional e Comercial do Correio Braziliense, André Lamounier

“O exercício do debate é papel fundamental de um veículo de comunicação como o nosso. Por isso, queremos estar na vanguarda da promoção de discussões que gerem conteúdo com credibilidade, reputação e conexão”.

O Fórum foi organizado em três painéis temáticos. Assim, o encontro abordou questões sensíveis como a insegurança jurídica para o estrangeiro investir no Brasil. O presidente do MDB-RR e ex-senador, Romero Jucá, foi um dos convidados para o debate.

Ele participou do primeiro painel com o tema Investimentos Estrangeiros no Agronegócio Brasileiro e trouxe dados relativos ao potencial da atividade no país. Para contribuir com a discussão sobre o tema, Romero Jucá lançou provocações sobre a importância do país avançar como uma referência mundial de sustentabilidade.

“A sustentação ambiental hoje é o equilíbrio econômico. Portanto, só haverá sustentabilidade se for um bom negócio salvar o planeta. Aliás, eu digo sempre que o melhor negócio do mundo para o futuro será salvar o planeta. Então, cabe ao Brasil dar esse novo foco. Desta forma, nós temos que estar ditando essa relação econômica e não sermos punidos, ou cobrados por conta do que a gente deixa de fazer. Nós temos que tomar a frente nisso tudo”.

Fórum CB: Romero Jucá apresenta sugestão para a meta do carbono zero

Em sua fala, Romero Jucá também destacou as mudanças econômicas mundiais. Segundo ele, fatores como as medidas de mercado adotadas pelo presidente Donald Trump, abrem novas possibilidades para a produção nacional.

Ele pontuou que a Europa compra, hoje, 13% da produção de alimentos do país. E que este bloco econômico deve ditar as novas exigências ambientais no mundo. Para isso, Romero Jucá apresentou uma proposta que pode ajudar a cumprir essas exigências.

“A nova legislação do crédito de carbono prevê a compensação também em áreas públicas. Então, fica aqui a provocação: por que, por exemplo, a gente não compensa a emissão dessa produção com áreas indígenas demarcadas, que são áreas da União, ou seja, são áreas públicas?”

Conforme o ex-senador, isso faria com que toda a produção agrícola brasileira exportada para Europa, fosse compensada. “Volto a dizer: nenhum país do mundo tem a condição de player ambiental que o Brasil tem. O Brasil tem 14% de Terras Indígenas demarcadas hoje e aproveitar isso seria uma pegada totalmente diferente”.

O painel Investimentos Estrangeiros no Agronegócio Brasileiro contou ainda com a participação dos jornalistas do CB, Denise Rothenburg e Carlos Alexandre de Souza, além do deputado federal Pedro Lupion, que preside a Frente Parlamentar de Agricultura e do senador Irajá Silvestre.

Os debates do Fórum CB estão disponíveis no canal de Youtube do Portal. Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

50 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

1 hora ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

2 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

12 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

15 horas ago