Em manifestação, aprovados no concurso da Polícia Civil voltam a cobrar convocação ao Governo

Segundo os aprovados que fazem parte do cadastro reserva, governador Antonio Denarium disse que iria autorizar a convocação, contudo, não falou de prazos

Em manifestação, aprovados no concurso da Polícia Civil voltam a cobrar convocação ao Governo
Foto: Tiago Côrtes/Roraima em Tempo

Aprovados do Cadastro de Reserva da Polícia Civil de Roraima (PCRR), realizaram nesta quinta-feira, 04, nova manifestação para cobrar do Governo do Estado, a convocação imediata dos 124 aprovados no último concurso, realizado em 2022.

O manifesto aconteceu durante a inauguração da nova Delegacia de Defesa da Infância e Juventude e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA/DDIJ), no bairro Pintolândia, zona Oeste de Boa Vista.

De acordo com Gustavo de Oliveira, representante do Cadastro Reserva, a convocação dos 124 candidatos trazem reforço para a PCRR, considerando que 200 policiais se irão se aposentar até fevereiro de 2026. “A PCRR está em um momento crítico. Em fevereiro, 200 policiais se aposentam e até em 2029, todos os policiais do primeiro concurso de 2004 estarão aptos a se aposentarem.

Eduardo Max, outro membro da Comissão, explicou que não há nenhuma pendência entre os aprovados. Todos estão aptos, aguardando somente a convocação do governador Antonio Denarium (Progressistas). “A gente sabe que a PCRR está defasada, e a gente precisa compor esse efetivo. Estamos todos aptos e só esperando a convocação”, disse.

Aprovados tentam diálogo com governador

Durante a manifestação, a Comissão conversou com o governador Antonio Denarium que afirmou que vai garantir a convocação, contudo, não estipulou prazo para o chamamento.

“Conversamos com ele e disse que autorizou a convocação da Sefaz, Policiais Penais e que agora vai convocar a gente. Mas não disse nada concreto sobre qualquer andamento ou providência tomada pra isso”, contou.

Ainda conforme o aprovado, existe um orçamento para a contratação e interesse da própria PCRR no reforço imediato. “A cúpula da Policia Civil mostrou interesse que entremos em janeiro, para que o reforço seja imediato. Mas não houve nenhuma devolutiva do governador. Hoje a decisão depende somente dele. A Assembleia Legislativa e Polícia Civil já estão alinhadas e já existem orçamentos e estudos para isso”, concluiu.

Os aprovados pedem que o governador dê um posicionamento mais concreto e trabalhe em cima de um cronograma ou publicação oficial sobre a convocação.

Manifestações anteriores

Em fevereiro deste ano, o grupo se reuniu no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em busca de apoio para o chamamento dos 124 candidatos. Os deputados também criaram em novembro do ano passado, uma Comissão Especial para discutir a nomeação e posse dos futuros profissionais.

À época a reportagem do Roraima em Tempo procurou o Governo de Roraima para posicionamento sobre o assunto e não teve retorno.

Citado

O Roraima em Tempo entrou em contato com o Palácio do Governo e aguarda retorno.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x