Cidades

Em reunião, presidente Lula discute ações emergenciais de proteção e auxílio para os Yanomami

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma reunião nesta segunda-feira (30) para tratar de ações emergenciais para proteção e auxílio aos yanomami como a assistência nutricional e de saúde, com alimentos adequados aos hábitos dos indígenas, e a garantia de segurança necessária para que equipes de saúde possam atuar nas aldeias.

Assim, outra prioridade é garantir o acesso a água potável por meio de poços artesianos ou cisternas. E ainda medir a contaminação por mercúrio dos rios e nos indígenas.

Maior em extensão

Do mesmo modo, a Terra Indígena Yanomami é a maior do país em extensão territorial e sofre com a invasão de garimpeiros. Contudo, a contaminação da água pelo mercúrio utilizado no garimpo e o desmatamento impacta na segurança e disponibilidade de alimento nas comunidades.

“O presidente determinou que todas essas ações sejam feitas no menor prazo, para estancar a mortandade e auxiliar as famílias yanomami”, informou a presidência, em nota.

Da mesma forma, para combater o garimpo ilegal e outras atividades criminosas na região, devem ser adotadas iniciativas que impeçam o transporte aéreo e fluvial que abastece os grupos criminosos.

O encontro

Durante o encontro, estiveram presentes: os ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Justiça, Flávio Dino; da Defesa, José Mucio; dos Povos Originários, Sônia Guajajara; dos Direitos Humanos, Silvio de Almeida; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; além do comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno; a presidenta da Funai, Joenia Wapichana; e também o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa.

As denúncias

Embora entidades indígenas e órgãos como o Ministério Público Federal (MPF) já denunciem a falta de assistência a essas comunidades há muito tempo, agora, com a posse do presidente Lula, o governo federal está implementando medidas emergenciais para socorrer os yanomami.

Assim, na última delas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um grupo de trabalho que deverá então, apresentar propostas de ações a serem implementadas pelo governo federal.

Por fim, o objetivo é combater a ação de organizações criminosas em terras indígenas, incluindo o garimpo ilegal.

Leia mais aqui:

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

14 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

17 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

19 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

20 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

21 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

1 dia ago