Roraima tem atualmente 42.794 Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte. Eles podem receber o benefício pelo Programa ‘Acredita’, lançado nessa segunda-feira (22) pelo Governo Federal.
Entre as metas da iniciativa estão criar condições para ampliar o acesso a crédito, renegociar dívidas e garantir mais apoio a esses três setores. Em todo o país, são mais de 15,6 milhões de MEIs, dos quais 27.478 estão registrados em Roraima. Desse universo roraimense, os homens comandam 15.168, ou seja, (55,2%) e 12.310 (44,8%) por mulheres.
Além disso, o estado também demonstra potencial no setor das microempresas, com 12.771 unidades desse tipo de negócio entre os mais de 6,69 milhões registrados. Por último, o setor de empresas de pequeno porte em Roraima tem hoje 2.545 registros entre os mais de 1,21 milhão em todo o país que poderão ampliar o acesso a crédito.
O ‘Acredita’ está baseado em quatro eixos principais. O primeiro é um programa de microcrédito para inscritos no CadÚnico. O segundo, é para empresas, por meio do programa Desenrola Pequenos Negócios e Procred 360. Há ainda uma frente que visa a criação do mercado secundário para crédito imobiliário.
Do mesmo modo, ele é um sistema de garantia de crédito, realizado através do FGO-Desenrola, que terá uma fonte de R$ 500 milhões em recursos para investimentos em 2024. O FGO-Desenrola é um instrumento de garantia destinado às instituições financeiras que operam com crédito para regularização de dívidas dos beneficiários do Faixa 1 do Desenrola Brasil. Uma importante diretriz do programa de microcrédito é que pelo menos metade das concessões são para mulheres.
Fonte: Da Redação
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…