Cidades

Emergência Ambiental: Ibama envia veterinários para atender botos no Amazonas

Em razão da emergência ambiental, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) enviou cinco veterinários especializados em reabilitação de animais silvestres em auxilio no atendimento aos botos no Lago Tefé, no Amazonas. A equipe do Centro de Triagem do Ibama desembarcou na quinta-feira e vai trabalhar em conjunto com outros órgãos que já atuam na emergência ambiental. Até a última contagem, na quarta-feira (4) foram mais de 140 botos e tucuxis mortos.

Um comando de incidentes foi instalado em Tefé, com a coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Há o apoio de diversas organizações, entre elas o Instituto Mamirauá e o Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia (IPAAM).

Ações

Assim, as ações estão concentradas no monitoramento dos indivíduos vivos e recolhimento e necrópsia das carcaças. Além de coleta de amostras para análise das possíveis causas do incidente e outras variáveis ambientais.

Cabe destacar que protocolos sanitários têm sido adotados para a destinação das carcaças. Alguns animais estão feridos pelas lâminas dos barcos a motor, pois não há profundidade para mergulharem o suficiente para escapar das hélices. Dessa forma, o ICMBio segue reforçando as ações para proteger as espécies, informou o órgão ambiental.

Também está sendo realizado diariamente o monitoramento da temperatura da água, que ultrapassa 39º graus em alguns pontos do lago. A água muito quente pode reduzir o oxigênio dissolvido e, ao mesmo tempo aumentar a taxa respiratória dos peixes. O que afeta o metabolismo e provoca morte por asfixia.

Além disso, o ICMBio informou que a capitania dos Portos de Tefé está apoiando na fiscalização, ordenamento e desobstrução do lago. O que para facilita a passagem dos animais em busca de trechos mais profundos o que evita o agravamento da crise.

Por fim, de acordo com o instituto, outro incidente está sendo acompanhado em Alto Juruá, envolvendo uma grande mortandade de peixes.

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Avenida Luiz Canuto Chaves recebe obras de recapeamento

Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…

58 minutos ago

Divulgado edital do Programa Bolsa Atleta 2025, em Boa Vista

Interessados têm até o dia 30 de dezembro para se inscrever e concorrer a uma…

1 hora ago

Prefeitura de Boa Vista inicia pagamento de projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc

Ao todo, foram contemplados mais de 200 projetos em Boa Vista

1 hora ago

OMS reconhece o fim da transmissão do HIV de mãe para filho no Brasil

Entrega oficial da certificação acontece esta semana

2 horas ago

Prefeitura de Boa Vista promove mudanças no 1º escalão

Vice-prefeito deixa a Secretaria de Saúde e assume Prefeitura nas férias de Arthur Henrique

3 horas ago

Maior time do interior, Real de São Luiz do Anauá traz elenco experiente e competitivo para o Campeonato de 2026

Grupo firmou parceria com Studium Sport, garantindo novas contrações e treinamentos em ritmo acelerado para…

4 horas ago