Cidades

Enem 2023: resultado será publicado na terça-feira (16)

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023 vai ser divulgado nesta terça-feira (16). O acesso às notas ocorre por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br.

Segundo o Ministério d Educação (MEC), as notas dos chamados ‘treineiros’ vão estar disponíveis em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.

Dessa forma, o espelho com a avaliação das redações ocorrem em 90 dias, após a divulgação do resultado.

Além disso, o MEC reitera que os textos tem avaliação de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.

Entre esses fatores estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo argumentativa. Bem como o desrespeito à seriedade do exame.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Por fim, os resultados também são para critério único ou complementar dos processos seletivos. Além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Polícia encontra canoa furtada em Alto Alegre no município de Amajari

Embarcação é avaliada em R$ 7,3 mil

9 horas ago

Palestra conduz servidores de Boa Vista no alcance do equilíbrio e bem-estar emocional no ambiente de trabalho

Evento reuniu 80 servidores em dinâmicas e roda de conversa para reflexão coletiva

12 horas ago

Policiais salvam homem que engoliu pacote de cocaína

De acordo com a polícia, homem usou o entorpecente e agrediu a esposa antes de…

12 horas ago

Fim da escala 6×1: Governo Federal avalia enviar projeto unificado para agilizar aprovação

Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026

13 horas ago

Prefeitura de Alto Alegre contrata transporte escolar por mais de R$ 5 milhões

Contratação está no Diário Oficial dos Municípios

14 horas ago

Obras de pavimentação no bairro Jóquei Clube são intensificadas

Rua José Francisco recebe quase 1.300 metros de recomposição asfáltica e integra pacote que contempla…

14 horas ago