Enfim Casados: DPE-RR vai realizar casamento coletivo de casais migrantes e refugiados

Ao todo, 121 casais migrantes participarão da celebração, que terá cerimônia civil gratuita, bênção religiosa e cobertura fotográfica

Enfim Casados: DPE-RR vai realizar casamento coletivo de casais migrantes e refugiados
DPE vai realizar o casamento de 121 casais imigrantes com cerimônia civil gratuita, bênção religiosa e cobertura fotográfica – Foto: Ascom/DPE-RR

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) prepara um momento de grande significado e emoção: o Casamento Coletivo “Enfim, Casados!” – Edição Sem Fronteiras, no dia 19 de setembro.

Conforme a Defensoria, a ação é para casais migrantes e refugiados. O casamento acontecerá, às 16h, no auditório da Faculdade Cathedral, localizado no 2º andar (entrada pelo Bloco de Direito), na Avenida Luís Canuto Chaves, 293, no bairro Caçari.

A escolha da Faculdade Cathedral como palco da cerimônia, reforça a parceria da instituição em ações de cidadania e inclusão social. O auditório, tradicionalmente dedicado a eventos acadêmicos e jurídicos, se transformará em um espaço de celebração do amor, da união familiar e do fortalecimento de direitos civis.

Segundo a Coordenadora adjunta do Curso de Direito da Faculdade Cathedral, Severina Vasconcelos, a união nasceu do diálogo com a Defensoria.

“A Defensoria apresentou o projeto do casamento coletivo de migrantes e a Faculdade Cathedral, reconhecendo sua relevância humanitária, prontamente colocou sua estrutura e expertise acadêmica à disposição para viabilizar a ação”, explicou.

Direitos Fundamentais

Ao todo, 121 casais imigrantes participarão da celebração, que terá cerimônia civil gratuita, bênção religiosa e cobertura fotográfica. Além de representar um marco na vida de cada casal, o evento simboliza o acolhimento da sociedade roraimense. Assim como o compromisso da Defensoria em garantir direitos fundamentais.

Para a professora, abrir as portas da instituição para um evento dessa magnitude reforça o papel transformador da universidade: “Mais do que um espaço de ensino superior, a faculdade se coloca como agente de cidadania e de promoção dos direitos humanos. Ao acolher migrantes em um momento tão especial, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão social e com o fortalecimento dos vínculos comunitários em Roraima”, pontuou.

A edição Sem Fronteiras é promovida em parceria com a Vara Itinerante e a Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Conta também com a Operação Acolhida, Serviço Pastoral do Migrante da Diocese de Roraima, Cáritas Diocesana. Além dos cartórios Loureiro (1º Ofício) e Nathalia Lago (2º Ofício).

Edição em Rorainópolis

Até o dia 19 de setembro, estão abertas as inscrições para a segunda edição do “Enfim, Casados!” no município de Rorainópolis, com 50 vagas. Para se inscrever é preciso ser brasileiro maior de 16 anos de idade; ser solteiro, divorciado ou viúvo.

Assim, os interessados devem comparecer à sede do Cartório de Rorainópolis localizado na Rua Pedro Daniel da Silva, Nº 1825, Centro. Os documentos dos noivos e testemunhas estão listados no edital disponível no site defensoria.rr.def.br.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x