Cidades

Ensino municipal de Boa Vista é fortalecido com investimento em novas escolas e ações estruturantes

O ano 2026 iniciou com entrega de quatro novas unidades escolares, ampliando a oferta de vagas na Rede Municipal de Ensino e reforçando a política de expansão e modernização da educação pública. As ações da prefeitura integram um conjunto de investimentos em infraestrutura, transporte escolar, fardamento, material didático, tecnologia educacional e valorização dos profissionais, beneficiando mais de 54 mil alunos matriculados na rede municipal.

O prefeito Arthur Henrique destacou que as novas unidades representam um marco na ampliação da rede e na oferta de ensino com padrão de qualidade. “Iniciamos 2026 entregando quatro escolas novas, sendo três de Ensino Fundamental e a primeira escola de tempo integral da história de Boa Vista, no PA Nova Amazônia. Não é só a entrega de prédios, é a entrega de qualidade, com estrutura adequada, profissionais capacitados, merenda de qualidade e um ambiente agradável para as crianças aprenderem”, afirmou.

Investimento em novas escolas

Ele reforçou, ainda, que a ampliação da rede continuará como prioridade, acompanhando o crescimento populacional da capital. “Boa Vista é a capital que mais cresce em população no país e o número de escolas precisa acompanhar esse crescimento. Já entregamos quase 170 salas de aula novas e mais de 15 mil vagas. Hoje temos 12 escolas em fase de licitação e outras cinco em projeto, totalizando 17 unidades. Nosso planejamento é licitar e iniciar a execução de pelo menos dez escolas por ano até o fim da gestão”, destacou.

Novas unidades ampliam acesso e oferta de vagas

As quatro novas unidades ampliam a capacidade de atendimento da rede e contribuem para reduzir a demanda por matrículas, com a oferta de cerca de 3 mil novas vagas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

  • Escola Municipal de Tempo Integral José David Feitosa, no PA Nova Amazônia (Murupu)
  • Escola Municipal Professor Ronilson Silva Nascimento, no bairro Araceli Souto Maior
  • Escola Municipal Fridman da Cunha Nascimento, no bairro Pedra Pintada
  • Escola Municipal Professor Francisco Pedrosa, no bairro Dr. Airton Rocha

Infraestrutura e modernização das escolas

Além da expansão da rede, a prefeitura tem um programa permanente de manutenção e reforma em mais de 80 unidades escolares, com serviços de melhoria estrutural, climatização, mobiliário e adequações de acessibilidade, garantindo ambientes seguros, confortáveis e adequados ao processo de ensino-aprendizagem.

Transporte escolar, fardamento e material didático

A gestão municipal iniciou o ano letivo com a frota de transporte escolar renovada, com 84 novos ônibus 0 km, climatizados. Destes, 15 são para atender escolas do campo e indígenas. Dessa forma, os veículos são adaptados para trafegar em áreas rurais, com maior potência e resistência para períodos chuvosos.

Do mesmo modo, as crianças receberam fardamento escolar, kits que incluem camisas, bermudas ou short-saia, jaqueta, calça, meias e tênis, com versões específicas para creche, pré-escola, ensino fundamental e EJA. A entrega de materiais didáticos também teve antecipação para que os alunos recebessem os itens desde o início do ano letivo, fortalecendo assim, as políticas de permanência e aprendizagem.

Tecnologia e inovação pedagógica

Além disso, a Rede Municipal avançou na inovação educacional com a implantação de recursos tecnológicos e pedagógicos, incluindo:

  • PlayTables em 64 escolas, beneficiando cerca de 13 mil alunos
  • 170 telas interativas em 60 escolas
  • Chromebooks, tablets e robôs educacionais para a Educação Infantil
  • Cerca de 374 mil livros didáticos

Merenda escolar com reconhecimento nacional

Por fim, a merenda escolar da Rede Municipal de Ensino teve reconhecimento nacional pela qualidade e variedade nutricional. Isso conforme pesquisa do Instituto Veritá, divulgada em janeiro deste ano.

Em 2025, foram distribuídos mais de 1,5 milhão de quilos de alimentos, com cardápios elaborados por nutricionistas conforme as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e participação de cooperativas locais. Para 2026, o cardápio foi ampliado então com preparações regionais e refeições adaptadas às comunidades indígenas e rurais.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Obras de infraestrutura: moradores do Dr. Airton Rocha celebram chegada do asfalto em quatro vias do bairro

Pavimentação contempla trechos das ruas B, C, D e São Luiz

43 minutos ago

Justiça eleitoral rejeita recursos e caso de vereadores de Boa Vista cassados por fraude à cota de gênero vai ao TRE-RR

Sentença aponta que o partido dos políticos, o DC, lançou candidaturas femininas fictícias apenas para…

53 minutos ago

Pais denunciam que alunos estão sem previsão de retorno às aulas por falta de transporte escolar em escola estadual na região do Taboca

Ano letivo estadual iniciou dia 29 de janeiro, mas segundo a gestão escolar não há…

3 horas ago

PRF prende homem com uma tonelada de minério e apreende maquinário em região de de garimpo próximo à reserva indígena em Roraima

Instalação utilizava piscina com cianeto no processamento ilegal de ouro, substância de alto potencial tóxico

3 horas ago

Polícia Civil deflagra ação contra tráfico de pessoas e estelionato com milhas aéreas em Roraima

Investigações iniciaram quando cubanos estavam sendo aliciados. Eles eram encaminhados de Boa Vista para outros…

4 horas ago

Campanha alerta para fibromialgia, Alzheimer e lúpus e reforça direitos garantidos por lei

Normas aprovadas pela Assembleia Legislativa de Roraima ampliam atenção e conscientização sobre doenças crônicas

5 horas ago