Galhadas são retiradas das ruas de Boa Vista - Foto: Divulgação/PMBV
Diante das fortes chuvas, a Prefeitura de Boa Vista mobilizou equipes da Patrulha da Chuva, Defesa Civil e servidores de outras secretarias para garantir o escoamento das águas e o atendimento às demandas da população. A limpeza realizada neste sábado, 8, resultou na retirada de 9 toneladas de entulhos, entre lixo comum e galhadas, que obstruíam o sistema de drenagem, ruas e bueiros da cidade.
“As equipes estão trabalhando o tempo todo nos pontos críticos, fazendo a limpeza e desobstruindo as bocas de lobo. Mas eu peço a todos que não joguem galhadas e qualquer tipo de lixo nas ruas, pois isso pode prejudicar o sistema de drenagem e dificultar muito o escoamento da água acumulada”, ressaltou o prefeito Arthur Henrique.
Arthur Henrique acompanhou a atuação das equipes da Patrulha, bem como das secretarias de Obras e Serviços Públicos em locais que ficaram alagados por conta do temporal e ouviu os moradores. Um dos locais visitados foi a rua Ocidental, no Conjunto Cruviana, bairro Equatorial.
“Nessa rua tem uma tubulação, mas ela foi construída de forma errada em 2010, outra gestão. Vamos iniciar nos próximos dias uma obra de drenagem que já estava prevista. Esse trabalho vai solucionar a situação dessa via. Temos também obras de drenagem sendo executadas e a iniciar em vários pontos da cidade para eliminar os alagamentos que afetaram a população”, informou.
Os pluviômetros de Boa Vista registraram nas primeiras 12 horas de chuva desta sexta-feira, 7, um volume de 196 mm, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTIO). O que colocou a capital em alerta vermelho de precipitação. A quantidade é três vezes maior que a média esperada para o mês de março inteiro, que é de 66mm. Conforme os dados, o volume acumulado das últimas 24 horas é de 218 mm.
O grande volume de água em um curto espaço de tempo sobrecarregou o sistema de drenagem, diminuindo, assim, a velocidade do escoamento. Por conta disso, pontos da cidade registraram alagamentos durante as fortes chuvas.
A Central 156 recebeu 52 chamados relacionados à chuva entre esta sexta-feira e sábado, encaminhados imediatamente para atendimento das equipes de rua. Por outro lado, a Defesa Civil não recebeu ocorrências de pessoas desabrigadas, machucadas ou de queda de árvores. A corporação permanece em alerta para atender às demandas da população, o acionamento deve ser feito por meio da Central 156.
Fonte: Da Redação
De acordo com a Polícia Civil, homem de 30 anos, confessou que fazia parte de…
Com a decisão, a Corte passa a entender que a inspeção íntima e o desnudamento de…
Doação é de apenas cinco mudas por unidade familiar, pois a produção também é para…
Centro tem promovido avanços significativos no desenvolvimento das crianças. Durante o evento, as salas foram…
Alunos do Centro Municipal Integrado de Educação Especial, tiveram a oportunidade de brincar com os…
Ação vai acontecer no dia 26, no prédio Cível da Defensoria Pública que está localizado…