Cidades

Escola Municipal Frei Artur Agostini recebe pela 2ª vez projeto nacional de movimento artístico e educacional

A Escola Municipal Frei Artur Agostini foi palco de um movimento artístico e educacional inovador. O projeto Transvê Poesias, que conecta literatura, sustentabilidade e educação, retornou à unidade pelo segundo ano consecutivo.

Trata-se da 4ª Intervenção Poética Nacional, em comemoração aos 10 anos da organização. Com o tema “10 anos transvendo o Brasil”, o projeto é direcionado a alunos do 1º ao 5º ano, em uma jornada criativa de produção literária e manifestações culturais.

Sob a coordenação do professor Ernandes Dantas, a iniciativa envolve todas as turmas da escola, com atividades que incentivam a produção de poesias e o reaproveitamento de materiais. Além disso, as oficinas literárias e intervenções poéticas já fazem parte do calendário escolar, mobilizando alunos e professores para celebrar a poesia em diversos formatos.

Oficinas e produções literárias

Durante o ano letivo, os alunos participaram de oficinas literárias, criando poemas e frases a serem expostas em garrafas reutilizadas. Essas “garrafas poéticas” foram distribuídas entre alguns espaços da escola, como árvores, grades e o pátio, transformando o ambiente em uma verdadeira galeria a céu aberto.

“É o momento que os nossos alunos expõem poemas e trabalhos literários autoriais produzidos no decorrer do ano, celebrando todo o esforço e criatividade que dedicaram durante as oficinas literárias. Com isso, compartilham um pouco de suas vidas e sentimentos. Hoje, eles têm a oportunidade de mostrar suas vozes, expressar suas ideias e compartilhar com a comunidade escolar o resultado de um trabalho que une aprendizado, arte e sustentabilidade. É um momento de muita felicidade e orgulho para todos nós”, explicou Ernandes.

Como resultado, a ação desenvolve as habilidades de escrita e interpretação dos alunos e também conscientiza sobre meio ambiente e a reutilização de materiais. Assim, o conecta-os aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como Educação de Qualidade (ODS 4) e Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12).

Despertando a sensibilidade poética e artística

A aluna do 5° ano, Evelhyn Lopes (10), gostou muito da experiência e compartilhou sobre o seu poema. “Conto a história de uma moça e seu burro. Todos os dias ela levava ele para a praça, em um lago, para se refrescar. Eles voltam para casa e falam sobre a cidade. Eu gostei muito de aprender poesia porque a gente aprende a rimar com as palavras. Dá até para fazer música”, contou.

Lucas Costa (11), aluno do 5° ano, também curtiu a experiência. “Escrevi um poema sobre a vida, que tem muitas alegrias e tristezas. Gostei muito de participar e aprendi muita coisa com o projeto”, disse.

Além das produções dos alunos, artistas locais também participaram, como forma de valorizar a cultura regional e promover a integração entre gerações. Fizeram parte da programação grupos tradicionais de Boa Vista, como Filhos e Filhas de Iemanjá e Grupo de Capoeira do Instituto Biriba.

Sobre o projeto na escola

Por fim, a Transvê Poesias é uma organização que tem o compromisso de fomentar a inclusão social e cultural, promovendo o acesso à arte. Além disso, em Boa Vista, a ação na Escola Frei Artur Agostini reforça o compromisso com a educação de qualidade e a redução das desigualdades. Ela então oferece aos alunos uma oportunidade de expressão criativa e de reconhecimento cultural

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Prefeito do Cantá nomeia a própria mãe para Secretaria do município

Em 2021, Ana Marta Costa de Castro também foi nomeada secretária municipal de Relações Institucionais.…

48 minutos ago

PL que amplia isenção do Imposto de Renda pode beneficiar mais de 30 mil roraimenses

Proposta enviada pelo Governo Federal ao Congresso tem potencial de isentar totalmente mais de 21,5…

2 horas ago

Carro com produtos de descaminho é apreendido em Boa Vista

Motorista foi apresentado na Delegacia da Receita Federal, juntamente com o veículo e o material…

3 horas ago

Babá, cozinheiro e frentista: veja as oportunidades de emprego no Sine-RR

Atendimentos acontecem no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), na rua Pavão, nº 206, bairro…

6 horas ago

Dois homens são presos em flagrante por desviar mais de 200kg de merenda escolar da rede pública estadual em Boa Vista

Foram apreendidas cerca de oito caixas de frango e cinco de carne bovina

6 horas ago