Há três meses uma moradora e sua família sofre com problemas de esgoto e mau cheiro em sua residência, no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste de Boa Vista. Ela procurou a reportagem nesta quarta-feira, 7, para denunciar o descaso da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer).
De acordo com a denunciante, existe uma rede de esgoto no seu quintal que joga para uma outra rede, na rua Nivaldo da Conceição Gutierres, que está entupida. Com isso, ela transborda e volta para seu quintal onde têm outras pequenas residências, causando transtorno que já perdura há meses, sem solução.
“Tá feia a situação, o esgoto no quintal está jorrando para cima e muito mau cheiro vindo da rua. Não tem condição essa situação, a gente não consegue comer nem dormir nessa catinga”, afirmou.
Em um vídeo enviado à reportagem, é possível ver o esgoto transbordando e vários pontos do quintal onde tem acúmulo da água contaminada.
Veja o vídeo gravado pela moradora
Conforme a mulher, houve diversas tentativas de solucionar o problema junto à Caer, mas não resolveram, tão pouco, enviaram uma equipe técnica para averiguar a situação. Acrescentou que já contratou serviços de limpa fossa e desentupimento de esgoto por conta própria, e também não resolveu.
Ela afirma que o odor é extremamente forte e quase impossível de conviver e que, às vezes, passam mau. Além disso, na residência tem pessoa idosa, uma criança recém-nascida, o que causa ainda maior preocupação.
“Tem uma idosa e uma bebezinha recém-nascida aqui em casa, esse problema que dura três meses e agente vem lutando com esse pessoal da Caer que nunca apareceu aqui”, contou
“(…) a gente está passando é mal aqui com o mau cheiro. Ninguém pode entrar dentro de casa que tudo fede, vai para uma, entra na outra, e todas estão assim. Não dá de viver desse jeito“, pontuou.
Citada
Procurada pela reportagem, a Caer informou que iniciou nesta quarta-feira,7, um serviço de adequação e manutenção da rede de esgotamento sanitário, na rua mencionada, para restabelecer o funcionamento do sistema.
Conforme a Caer, as equipes estão atuando periodicamente seguindo um cronograma, com intuito de garantir segurança sanitária à população local. Pediu também a compreensão dos moradores durante a execução das intervenções.
Fonte: Da Redação

