A estrutura provisória de embarque do Aeroporto Atlas Brasil Cantanhede de Boa Vista foi inaugurada nesta quinta-feira (24). Quem deu mais detalhes sobre o assunto, foi a diretora-presidente da concessionária dos aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, em coletiva à imprensa.
Conforme Karen, a nova entrada de embarque será pelo lado esquerdo do aeroporto. Antes era necessário acessar o piso superior por meio das escadas rolantes.
“Essa estrutura vai permitir que a gente realize as outras obras. Então, montamos um espaço onde é permitido a retirada do fluxo de passageiros de cima para que a gente então consiga fazer a obra na lateral do aeroporto”, explicou.
Além disso, Karen explicou que a sala provisória é 50% maior que a antiga sala de embarque.
“A sala também possui Wifi, ambiente climatizado e também existem máquinas de conveniências para a venda de produtos para os passageiros. Além disso, em setembro haverá uma operação de café para o conforto de quem está esperando os voos”, disse.
A obra final
Assim, após a finalização da obra, Karen disse que a população terá a entrega da sala de embarque oficial 100% maior. A previsão é que isto ocorra em outubro de 2024. O objetivo é que a obra final tenha traços e características locais.
“Nós teremos uma ampliação significativa da área de embarque. Ou seja, teremos mais capacidade de processar passageiros. Teremos a possibilidade de fazer operações simultâneas internacionais e domésticas, teremos também uma nova área de desembarque, pois hoje as nossas esteiras de bagagem são pequenas e reduzidas e então faremos o trabalho de ampliação dessa sala e dos equipamentos usados” disse.
Karen também explicou que em razão das obras, os passageiros encontrarão mudanças temporárias no local.
“Tem uma série de mudanças que vão acontecer ao longo do tempo que nós vamos buscar trabalhar para comunicar aos passageiros para que todos saibam onde ir e onde encontrar os serviços e se movimentar dentro do aeroporto”, disse.
Praça de alimentação e estacionamento
Dessa forma, Karen também comentou sobre o que a população pode esperar da nova estrutura na área da Praça de alimentação bem como a área do estacionamento do aeroporto.
“A Praça de Alimentação será completamente ampliada e remodelada para poder ter mais operações de alimentos e bebidas. Além de lojas para oferecer serviços e outras experiências para os passageiros. E outubro do ano que vem é o compromisso final da concessionária para a entrega da obra. Também vamos fazer melhorias no estacionamento com recapeamento da área e colocação de rampas de acesso”, ressaltou.
Relembre
A empresa responsável pelas obras Vinci Airports arrematou a administração do aeroporto juntamente com mais sete da região Norte, em um leilão do Ministério da Infraestrutura que ocorreu em São Paulo em 2021.
O lançamento da Pedra fundamental ocorreu em uma cerimônia em maio deste ano. As obras são resultado de consórcio das empresas Teixeira Duarte Engenharia e Construções S.A, Alves Ribeiro S.A do Brasil bem como a VINCI Energies.
Fonte: Da Redação