Estudantes do Instituto Federal de Roraima (IFRR) do curso de Magistério Indígena no campus Bonfim, lançaram um livro que reúne a história do povo Macuxi.
A cerimônia de lançamento ocorreu no Casa de Cultura Jaider Esbell, em Normandia na última quinta-feira, dia 10. A obra se chama ‘ Vovó Jamanxim‘.
O projeto teve como foco as crianças das escolas indígenas de Normandia. Ele foi desenvolvido com a colaboração de 81 professores das regiões da Raposa e do Baixo Cotingo.
Assim obra, além de falar de objetos culturais, conta histórias e lendas resgatadas pelos autores, que ouviram de seus ascendentes.
Do mesmo modo, para um das autoras do livro, a estudante Eitiane Silva, que fala a língua macuxi, participar da criação da obra Vovó Jamanxim foi uma experiência enriquecedora. “Permitiu-nos registrar a cultura macuxi com histórias, lendas e tradições que carregamos com orgulho.
Como resultado, a obra traz elementos do nosso dia a dia que simbolizam nossa identidade e nossa profunda conexão com a natureza.
“Esse livro oferece às crianças a oportunidade de aprender em nossa própria língua e representa uma das muitas contribuições do curso para fortalecer nossa cultura e nos reconectar ainda mais com nossas raízes”, relatou.
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…