Fachada do Campus Avançado Bonfim do IFRR - Foto: Ascom/IFRR
Estudantes do Instituto Federal de Roraima (IFRR) do curso de Magistério Indígena no campus Bonfim, lançaram um livro que reúne a história do povo Macuxi.
A cerimônia de lançamento ocorreu no Casa de Cultura Jaider Esbell, em Normandia na última quinta-feira, dia 10. A obra se chama ‘ Vovó Jamanxim‘.
O projeto teve como foco as crianças das escolas indígenas de Normandia. Ele foi desenvolvido com a colaboração de 81 professores das regiões da Raposa e do Baixo Cotingo.
Assim obra, além de falar de objetos culturais, conta histórias e lendas resgatadas pelos autores, que ouviram de seus ascendentes.
Do mesmo modo, para um das autoras do livro, a estudante Eitiane Silva, que fala a língua macuxi, participar da criação da obra Vovó Jamanxim foi uma experiência enriquecedora. “Permitiu-nos registrar a cultura macuxi com histórias, lendas e tradições que carregamos com orgulho.
Como resultado, a obra traz elementos do nosso dia a dia que simbolizam nossa identidade e nossa profunda conexão com a natureza.
“Esse livro oferece às crianças a oportunidade de aprender em nossa própria língua e representa uma das muitas contribuições do curso para fortalecer nossa cultura e nos reconectar ainda mais com nossas raízes”, relatou.
Fonte: Da Redação
Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras
Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…
Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…
Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…
Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…
Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal