Um estudo realizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) aponta a cidade de Boa Vista como modelo em políticas públicas para Primeira Infância no Brasil.
Para considerar Boa Vista como exemplo, o estudo apresentou práticas inovadoras no espaço urbano através de ações voltadas para crianças.
Nesse Sentido, o NCPI avaliou os investimentos e ações que impactam na Primeira Infância. O foco da pesquisa foi principalmente as intervenções urbanísticas realizadas pela Prefeitura na cidade.
O documento citou as principais politicas públicas do município, como manifestações artísticas em muros e calçadas, assim como restauração de espaços públicos.
O estudo relacionou ainda intervenções nas unidades de saúde e creches, como exemplo, de ações para tornar os espaços mais amigáveis às crianças.
Intervenções para primeira infância em Boa Vista
Dentre as intervenções urbanas em Boa Vista voltadas à primeira infância, destacam-se os playgrounds nas escolas e espaços públicos.
Conforme a Prefeitura, desde 2013, foram implantados 52 playgrounds nas escolas municipais e 22 em praças públicas. Ademais, outros prédios públicos municipais também ganharam um cantinho especial para as crianças.
Há ainda brinquedos com acessibilidade e fontes interativas nas praças, além de obras por toda a cidade que oferecem espaços lúdicos, educativos e seguros para as crianças, como a Selvinha Amazônica.
Além disso, o município possui ainda o projeto Caminhos da Primeira Infância no bairro Nova Cidade, zona Oeste de Boa Vista. O programa contempla um trajeto usado pelas crianças que interliga os equipamentos públicos do bairro de forma lúdica. São escolas, creche, unidade básica de saúde, praça e outros equipamentos públicos conectados.
A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), foi responsável pela implantação de Políticas Públicas de Primeira Infância na capital. Ela afirmou que o trabalho vai além da gestão e muda vidas para melhor.
O atual prefeito da capital roraimense, Arthur Henrique (MDB), relatou que o trabalho realizado na primeira infância é fruto de vontade política.
“Nós entendemos a importância de desenvolvimento da primeira infância e abraçamos a ideia de que em todos os projetos que a gente fizer dentro da prefeitura, a gente precisa olhar primeiro para aquelas famílias que tem criança dentro da primeira infância ou uma mãe gestante”, ressaltou.
Além das intervenções urbanas
A princípio, a Prefeitura estabeleceu, em 2013, como prioridade as Políticas Públicas para a Primeira Infância em Boa Vista.
Como exemplo, o município implementou o programa Família que Acolhe (FQA) para fortalecer os vínculos familiares para que a criança alcance o pleno desenvolvimento.
Nesse sentido, o FQA tem como foco ações que cuidam da criança desde a gestação até os seis anos de idade.
Em relação às políticas educacionais, os professores fazem uso do primeiro currículo infantil do país, assegurando um ensino de qualidade.
Além disso, o município promove campanhas para sensibilização da população sobre a importância do tema. O executivo faz ainda capacitações dos servidores sobre a temática.
Fonte: Da Redação