Um levantamento divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na última semana apontou Roraima como um dos piores estados em segurança viária do Brasil, em 23º na classificação geral. O estudo “Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança (IRIS)” avaliou três pilares sobre 26 estados e Distrito Federal.
Em Gestão da Segurança no Trânsito, o estado figura em 24º lugar, na frente apenas do Amapá, Pará e Piauí. Entre os principais pontos que influenciaram a colocação de Roraima no ranking está a falta de transparência no portal do Departamento de Trânsito de Roraima (Detran-RR). Conforme a pesquisa, o site não disponibiliza informações básicas de gestão.
No pilar Educação, que analisou dados que refletem o comportamento dos condutores e efetividade das ações de fiscalização e conscientização, o estado ficou em penúltimo lugar (26º), na frente apenas do Amazonas. Segundo o estudo, Roraima apresentou dados irrisórios em relação à taxa de infração por não uso de dispositivos de retenção (cadeirinha), por exemplo. De acordo com o Observatório, isso é sinal de “provável omissão fiscalizatória”.
Já no pilar Normatização e Fiscalização, o estado voltou a ocupar a 24ª posição. O levantamento avaliou três indicadores principais, entre eles, a taxa de infração por frota. Neste, Roraima está entre os estados com menos infrações registrados proporcionalmente, “o que pode indicar falhas estruturais de fiscalização”.
O estado também registra dados preocupantes em relação a segurança das vias e mortalidade no trânsito.
Fonte: Da Redação

