Foto: Gabriel Cavalcante/Roraima em Tempo
Um levantamento divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na última semana apontou Roraima como um dos piores estados em segurança viária do Brasil, em 23º na classificação geral. O estudo “Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança (IRIS)” avaliou três pilares sobre 26 estados e Distrito Federal.
Em Gestão da Segurança no Trânsito, o estado figura em 24º lugar, na frente apenas do Amapá, Pará e Piauí. Entre os principais pontos que influenciaram a colocação de Roraima no ranking está a falta de transparência no portal do Departamento de Trânsito de Roraima (Detran-RR). Conforme a pesquisa, o site não disponibiliza informações básicas de gestão.
No pilar Educação, que analisou dados que refletem o comportamento dos condutores e efetividade das ações de fiscalização e conscientização, o estado ficou em penúltimo lugar (26º), na frente apenas do Amazonas. Segundo o estudo, Roraima apresentou dados irrisórios em relação à taxa de infração por não uso de dispositivos de retenção (cadeirinha), por exemplo. De acordo com o Observatório, isso é sinal de “provável omissão fiscalizatória”.
Já no pilar Normatização e Fiscalização, o estado voltou a ocupar a 24ª posição. O levantamento avaliou três indicadores principais, entre eles, a taxa de infração por frota. Neste, Roraima está entre os estados com menos infrações registrados proporcionalmente, “o que pode indicar falhas estruturais de fiscalização”.
O estado também registra dados preocupantes em relação a segurança das vias e mortalidade no trânsito.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos