Foto: Gabriel Cavalcante/Roraima em Tempo
Um levantamento divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na última semana apontou Roraima como um dos piores estados em segurança viária do Brasil, em 23º na classificação geral. O estudo “Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança (IRIS)” avaliou três pilares sobre 26 estados e Distrito Federal.
Em Gestão da Segurança no Trânsito, o estado figura em 24º lugar, na frente apenas do Amapá, Pará e Piauí. Entre os principais pontos que influenciaram a colocação de Roraima no ranking está a falta de transparência no portal do Departamento de Trânsito de Roraima (Detran-RR). Conforme a pesquisa, o site não disponibiliza informações básicas de gestão.
No pilar Educação, que analisou dados que refletem o comportamento dos condutores e efetividade das ações de fiscalização e conscientização, o estado ficou em penúltimo lugar (26º), na frente apenas do Amazonas. Segundo o estudo, Roraima apresentou dados irrisórios em relação à taxa de infração por não uso de dispositivos de retenção (cadeirinha), por exemplo. De acordo com o Observatório, isso é sinal de “provável omissão fiscalizatória”.
Já no pilar Normatização e Fiscalização, o estado voltou a ocupar a 24ª posição. O levantamento avaliou três indicadores principais, entre eles, a taxa de infração por frota. Neste, Roraima está entre os estados com menos infrações registrados proporcionalmente, “o que pode indicar falhas estruturais de fiscalização”.
O estado também registra dados preocupantes em relação a segurança das vias e mortalidade no trânsito.
Fonte: Da Redação
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca
Elvis Rafael Salcedo Gonzalez, de 25 anos, tinha acabado de sair do sistema prisional quando…
Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília