O estudo do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado nesta quarta-feira, 27, pelo Centro de Liderança Pública (CLP), constatou que Roraima é o 2º pior estado quando o assunto é a qualidade de informações sobre criminalidade.
O indicador intitulado como Qualidade da Informação de Criminalidade mostrou que Roraima ficou a frente apenas do estado do Amapá.
Em uma escala de notas de 0 a 100, Roraima pontou 0,7, enquanto o primeiro colocado, que é Santa Catarina, pontuou 100,0.
O segundo e terceiro colocados são o Distrito Federal e o Rio Grande do Sul, respectivamente com a s notas 83,2 e 82,0.
Conforme o estudo, em comparação à edição de 2024, não houve atualização do indicador Qualidade da Informação de Criminalidade.
Sergipe foi o estado que mais se destacou positivamente, sendo que exibiu o maior avanço de posição no pilar, com salto de 11 colocações, passando da 18ª para 7ª posição.
O estudo indicou que o estado apresentou melhora relativa, sobretudo, nos indicadores de Presos sem Condenação (+9 posições), Segurança Pessoal (+4) e Segurança Patrimonial (+1).
Dados gerais sobre Roraima
Ainda de acordo com os dados, pelo segundo ano consecutivo, Roraima voltou a se destacar como o 2º pior estado brasileiro na segurança pública.
A pesquisa analisou 100 indicadores distribuídos em 10 pilares temáticos, sendo que Segurança Pública tem o maior peso (12,6%), já que é o serviço público que melhor expressa o funcionamento das instituições do Estado, conforme o próprio CLP, desenvolvedor do levantamento.
O estado também havia chegado à mesma marca em 2024, ao descer duas posições do ranking em relação ao ano anterior. Em 2025, Roraima apresentou déficit em indicadores como Qualidade da Informação de Criminalidade, Violência Sexual e Feminicídio.
Destaques negativos
O estado também teve um desempenho ruim em outros pilares, como o de Infraestrutura e Sustentabilidade Social.
Em Infraestrutura, Roraima é o terceiro pior do Brasil, ficando então na frente apenas do Amazonas e do Acre. Os indicadores que contribuíram para essa marca foram os déficits nos indicadores Acessibilidade do Serviço de Telecomunicações, Custo de Combustíveis, Disponibilidade de Voos Direitos e Qualidade da Energia Elétrica.
Já no pilar de Sustentabilidade Social, o estado aparece em 25º lugar, ou seja, o terceiro pior do país. Os indicadores que contribuíram para essa marca foram os déficits nos seguintes indicadores: Famílias Abaixo da Linha da Pobreza, IDH, Mortalidade Precoce, Trabalho Escravo, etc.
Taxa de homicídios
Nesta quinta-feira, 28, o Governo do Estado anunciou nas redes sociais que, em sete anos, conseguiu reduzir a taxa de homicídios em Roraima em 66%. Sendo, então, o estado que mais reduziu esses números.
No anúncio, apesar de não apresentar dados, o governador Antonio Denarium afirmou que este ano, o estado registrou o menor número absoluto de mortes violentas do Brasil. E que também houve forte diminuição nos roubos de veículos e celulares, na violência contra mulheres, crianças e jovens, e que Roraima zerou os homicídios contra pessoas LGBTQIAPN+
O chefe do Executivo estadual disse ainda que investiu quase R$ 300 milhões em segurança pública.
“Essas conquistas são fruto de investimentos de mais de R$ 290 milhões em segurança pública, aplicados em novas delegacias, viaturas, armamentos e equipamentos, tecnologia e valorização dos nossos policiais civis, militares, penais e bombeiros”, disse Denarium.
Fonte: Da Redação

