Cidades

“Fantasma”: presidente da OAB-RR propõe devolução de salários que recebeu por mais de 20 anos no Governo da Paraíba e pede acordo para não ser processado

O presidente Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), Ednaldo Vidal, apresentou manifestação na Justiça em que pede para devolver os recursos que recebeu por mais de 20 anos pelo Governo da Paraíba.

O advogado também propôs à Justiça da Paraíba um Acordo de não Persecução Penal (ANPP), em que um réu primário pede para não ser processado.

A Polícia Civil da Paraíba indiciou Vidal em agosto de 2024, por falsidade ideológica e peculato. Isso porque ele era “servidor fantasma” da Secretaria de Segurança Pública daquele Estado.

No documento, ele explica que desconhecia o fato de ser servidor no Nordeste. E então afirmou que quando veio para Roraima, emitiu procuração para que seu irmão o representasse em pedido de exoneração junto ao Governo da Paraíba.

Ednaldo Vidal também apresentou sua conta-salário no Banco do Brasil em Roraima, que fica na Agência Monte Roraima, no Centro Cívico. Ele afirmou que os recursos de se cargo do Governo da Paraíba nunca aportaram na conta.

Além disso, o presidente da OAB-RR relatou que uma outra pessoa executou o seu serviço na Secretaria de Segurança da Paraíba.

Transferência

Em abril de 2024, documentos obtidos pela reportagem mostraram que ainda em 2018, ano em que foi eleito presidente da OAB-RR pela primeira vez, Vidal foi transferido da cadeia pública do município de Conceição para trabalhar na cadeia pública de Santa Luzia.

Ou seja, ele ocupou dois cargos públicos simultaneamente. No entanto, para se candidatar à vaga na OAB de Roraima, Vidal teria que apresentar certidão negativa de ocupação em cargos públicos.

A redação também teve acesso à folha de pagamento do advogado, que recebia R$ 2,8 mil na função. No início de abril de 2024, o Estado da Paraíba concedeu aposentaria por tempo de serviço a Ednaldo, conforme publicado no Diário Oficial.

À época, o Roraima em Tempo entrou em contato com a OAB-RR para esclarecimentos, mas não obteve resposta.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

View Comments

Recent Posts

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

1 minuto ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

10 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

12 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

14 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

15 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

15 horas ago