Cidades

“Fantasma”: presidente da OAB-RR propõe devolução de salários que recebeu por mais de 20 anos no Governo da Paraíba e pede acordo para não ser processado

O presidente Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), Ednaldo Vidal, apresentou manifestação na Justiça em que pede para devolver os recursos que recebeu por mais de 20 anos pelo Governo da Paraíba.

O advogado também propôs à Justiça da Paraíba um Acordo de não Persecução Penal (ANPP), em que um réu primário pede para não ser processado.

A Polícia Civil da Paraíba indiciou Vidal em agosto de 2024, por falsidade ideológica e peculato. Isso porque ele era “servidor fantasma” da Secretaria de Segurança Pública daquele Estado.

No documento, ele explica que desconhecia o fato de ser servidor no Nordeste. E então afirmou que quando veio para Roraima, emitiu procuração para que seu irmão o representasse em pedido de exoneração junto ao Governo da Paraíba.

Ednaldo Vidal também apresentou sua conta-salário no Banco do Brasil em Roraima, que fica na Agência Monte Roraima, no Centro Cívico. Ele afirmou que os recursos de se cargo do Governo da Paraíba nunca aportaram na conta.

Além disso, o presidente da OAB-RR relatou que uma outra pessoa executou o seu serviço na Secretaria de Segurança da Paraíba.

Transferência

Em abril de 2024, documentos obtidos pela reportagem mostraram que ainda em 2018, ano em que foi eleito presidente da OAB-RR pela primeira vez, Vidal foi transferido da cadeia pública do município de Conceição para trabalhar na cadeia pública de Santa Luzia.

Ou seja, ele ocupou dois cargos públicos simultaneamente. No entanto, para se candidatar à vaga na OAB de Roraima, Vidal teria que apresentar certidão negativa de ocupação em cargos públicos.

A redação também teve acesso à folha de pagamento do advogado, que recebia R$ 2,8 mil na função. No início de abril de 2024, o Estado da Paraíba concedeu aposentaria por tempo de serviço a Ednaldo, conforme publicado no Diário Oficial.

À época, o Roraima em Tempo entrou em contato com a OAB-RR para esclarecimentos, mas não obteve resposta.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

View Comments

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

12 minutos ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

1 hora ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

2 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

3 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

3 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

4 horas ago