Farmácia Popular: absorventes gratuitos podem ser retirados em 48 estabelecimentos de Roraima

Estimativa é alcançar cerca de 62 mil pessoas no estado; iniciativa é parte das ações do programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual

Farmácia Popular: absorventes gratuitos podem ser retirados em 48 estabelecimentos de Roraima
Farmácia Popular em Brasília – Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil

O programa Farmácia Popular  está disponibilizando absorventes para população em situação de vulnerabilidade social em 48 farmácias credenciadas para distribuição em quatro municípios de Roraima. São eles: Boa Vista, Caroebe, São Luiz e Alto Alegre.

A iniciativa é de ações do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual. Elas ocorrem por meio do Governo Federal desde 2023.

Público-alvo

O objetivo é alcançar os grupos que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou então, em vulnerabilidade extrema.

Dessa forma, a população recolhida em unidades do sistema prisional também vão receber. O público-alvo do programa abrange 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos em todas as regiões do País. A estimativa é alcançar cerca de 62 mil pessoas em Roraima.

Como ter acesso ao benefício

Conforme o Governo Federal, para ter acesso ao benefício, é preciso apresentar um documento de identificação pessoal e uma autorização na farmácia credenciada. Essa autorização será pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital.

Além disso, em caso de dificuldade para acessar o ‘Meu SUS Digital’ ou emitir a autorização, basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde agentes de saúde e profissionais podem auxiliar na emissão da autorização. Pessoas em situação de rua também podem ir até os Centros de Referência da Assistência Social – Cras e Creas, Centros POP, centros de acolhimento e equipes de Consultório na Rua.

Por fim, para as pessoas que estão recolhidas a unidades do sistema penal, a entrega será coordenada e executada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a distribuição realizada diretamente nas instituições prisionais.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x