Ligue 180 cria canal exclusivo para atender denúncias de violência durante a COP 30

Serviço funcionará 24 horas, todos os dias, para mulheres que participarem da COP 30, em Belém, com atendimento em português, inglês, espanhol e libras

Ligue 180 cria canal exclusivo para atender denúncias de violência durante a COP 30
Foto: divulgação

O Ministério das Mulheres disponibilizará um canal exclusivo, na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, voltado para vítimas de violência durante a COP 30, que será realizada em Belém (PA). Ao acionar o serviço, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, as mulheres poderão digitar a tecla 0, no Ligue 180 ou por meio do WhatsApp. Assim, para ter acesso ao atendimento prioritário em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e Libras.

O novo protocolo, parceria entre o Ministério das Mulheres e o Governo do Pará, permitirá que as Secretarias de Segurança Pública e de Mulheres do estado e o Ministério Público atuem de forma integrada. Dando, portanto, celeridade às denúncias das vítimas.

“As denúncias registradas serão encaminhadas para a Secretaria de Segurança Pública, que é o órgão responsável pela apuração, e, concomitantemente, para a Secretaria da Mulher, que realiza o acolhimento e oferece serviços da rede, incluindo o atendimento psicológico às vítimas. O Ministério Público, como órgão de controle, fará o monitoramento do fluxo para garantir que as mulheres tenham suas demandas solucionadas”, detalhou a coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, Ellen dos Santos Costa.

O serviço exclusivo ficará disponível entre os dias 3 e 30 de novembro, em Belém. Com chamadas gratuitas e sigilosas realizadas por telefone WhatsApp (61) 9610-0180. Ou ainda pelo e-mail ([email protected]). Tanto vítima quanto terceiros, poderão realizar as denúncias de violência contra as mulheres.

Por meio do serviço, as mulheres poderão registrar denúncias de violência, assim como buscar informações sobre a localização dos serviços especializados da rede de atendimento. Dessa forma, para obter orientação sobre leis, direitos e serviços disponíveis. Entre eles, por exemplo, Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referência, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), assim como Defensorias Públicas e Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

Números do Ligue 180

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 conta com 288 atendentes especializadas e um quadro total de 332 profissionais na operação. Isso, incluindo supervisoras, monitoras e psicólogas. Em casos de emergência, acionar a Polícia Militar, por meio do telefone 190.

Entre janeiro e setembro de 2025, realizaram 647 mil atendimentos por telefone. Sendo 22.573 por Whatsapp e outros 116.565 por email. Além de 18 videochamadas.

No período, o Ligue 180 registrou 113.048 denúncias de violência contra mulheres, em 65% dos casos, a denúncia sendo feita pela própria vítima. Outros 23% das denúncias de forma anônima, por fim, 11% das denúncias feitas por terceiros.

Capacitação das atendentes do Ligue 180

O Ministério das Mulheres promove ações de capacitação das equipes do Ligue 180, com o objetivo de fortalecer a escuta qualificada das atendentes. Assim, garantindo que elas reconheçam os marcadores de raça, gênero e território no acolhimento de mulheres em situação de violência. Reforçando, portanto, o compromisso do Governo do Brasil com um atendimento cada vez mais humanizado, assim como sensível às múltiplas vulnerabilidades vivenciadas por essas mulheres.

Fonte: Agência Gov

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