Cidades

[fds]Irmãos realizam sonho de ter o próprio negócio com ajuda do Sicredi

Os irmãos Jonatas e Daiani Oliveira, de 41 e 32 anos, transformaram o sonho de um pequeno negócio em referência no mercado de autopeças para motocicletas na zona Oeste de Boa Vista.

O que começou com um espaço alugado e a venda do carro da família para erguer um galpão, os dois encontraram no Sicredi apoio para dar passos decisivos.

De uma oficina simples à instalação de um sistema de energia solar, hoje contam com equipe dedicada e planos de expansão. Além disso, inspiram outros empreendedores a persistirem em seus próprios caminhos de superação.

“O Sicredi foi essencial para concretizar nosso sonho e abrir as portas para o nosso crescimento. Com o tempo, queremos ampliar ainda mais o espaço e a equipe para oferecer um atendimento ainda melhor”, relata o empresário Jonatas.

No cenário de recuperação econômica do Brasil, o setor de pequenas e médias empresas cresce com apoio de cooperativas financeiras como o Sicredi. A instituição atua em Roraima e está presente em todos os estados do país.

A história dos irmãos

Jonatas começou sua trajetória como mecânico de motos em 2000, quando iniciou um negócio voltado a serviços mecânicos. Em 2014, ele e Daiani formalizaram a Oliveira Moto Peças, alugando um espaço simples. Em 2021, os irmãos decidiram associar-se ao Sicredi, o que possibilitou a realização de seus sonhos. “Antes, éramos clientes de bancos convencionais. Contudo, foi com o Sicredi que realizamos o que parecia impossível: compramos nosso próprio ponto e construímos nosso galpão”, relata Jonatas.

Além do financiamento para compra do espaço, o Sicredi também ofereceu crédito para capital de giro e, mais recentemente, um financiamento para a instalação de um sistema de energia solar. A energia sustentável gerada permite economia na conta de energia, um diferencial que reflete a visão de crescimento dos irmãos.

O Sicredi nos permitiu trazer inovações, como um sistema sustentável. Também estamos planejando ampliar a estrutura e melhorar o atendimento ao cliente, oferecendo um ambiente climatizado e espaço de espera – algo que vimos em São Paulo e queremos implementar aqui”, conta Daiani.


Hoje, a Oliveira Moto Peças conta com nove funcionários com carteira assinada e planeja expandir ainda mais. “Queremos crescer de forma que possamos retribuir à nossa comunidade, criando novas oportunidades”, afirma Jonatas. Os irmãos seguem inspirando outros pequenos empreendedores locais, incentivando-os a buscar no Sicredi uma parceria financeira baseada em valores comunitários e no desenvolvimento local.

Aumento no número de empresas

Dados do Mapa de Empresas, disponibilizado pelo governo federal, apontam que até agosto deste ano mostram que, só em Roraima, 680 novos negócios foram registrados. No Brasil, 373.681 empresas foram abertas no país, sendo que pouco mais de 348 mil são microempresas e aproximadamente 15.500 são empresas de pequeno porte.

As divulgações mais recentes do Produto Interno Bruto (PIB) – indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos, também apontam um contexto positivo para o desenvolvimento econômico do Brasil, ao apresentar crescimento de 2,9% no 1° semestre em relação ao mesmo intervalo de 2023. Na prática, quando o PIB cresce gera um efeito cascata sobre a economia, com mais empregos criados com carteira assinada, maior renda e mais oportunidades de negócios.

Investimento

Assim, o economista e analista de Competitividade do Sebrae/MT, Fábio Apolinário, concorda com o período propício para o empresariado investir no negócio. Porém, ele orienta que todo passo deve ser dado com cautela.

Embora os juros estejam com expectativa de subir até o fim do ano, a economia do país está em crescimento. Estamos com uma taxa de desemprego baixa e o país está crescendo acima das expectativas. São fatores que encorajam os empresários”, pontua.

Ele aconselha que antes de contratar um produto ou serviço financeiro para abrir ou alavancar a negócio, é necessário analisar o retorno que terá frente ao investimento. Se será maior do que a taxa de juros paga.                                                                                                                                                                    
Outro conselho refere-se à escolha da instituição financeira para contratação de produtos e serviços.  “Deve-se buscar o menor custo fixo mensal, verificar o portfólio disponibilizado pela instituição e escolher aquela que dará o melhor atendimento, menor burocracia e menor custo. O que aconselhamos é que o empresário pesquise o máximo possível, da mesma forma que ele pesquisaria se estivesse buscando um fornecedor para o produto que comercializa”, finaliza Apolinário.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Homem é preso em Boa Vista por estuprar a própria filha durante sete anos

Atualmente com 13 anos, a vítima revelou que sofria abusos do pai desde os seis…

11 minutos ago

Sine oferta 109 vagas para Roraima nesta sexta-feira, 22

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

1 hora ago

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo

15 horas ago

Polícia faz buscas em casa de servidor público que furtou seis tablets da escola onde ele trabalhava em Boa Vista

Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…

16 horas ago

Contribuintes de Roraima têm até o final do ano para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…

16 horas ago

Jovens e crianças do projeto ‘Coral ArtCanto’ iniciam ensaios para o Natal da Paz 2024

Grupo terá 9 apresentações durante o maior espetáculo natalino de Roraima, contando com 150 coristas

17 horas ago