Imagem ilustrativa: 1st footage/Shutterstock
Um novo golpe tem se disseminado por meio de aplicativos de mensagens. Dessa vez, tem como alvo milhares de pessoas com processos na Justiça. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para quadrilhas, que acessam dados públicos e entram em contato com clientes de advogados para cometer crimes.
No Golpe do Falso Advogado, o bandido cria um perfil falso de um profissional regularmente inscrito na OAB, utiliza seu nome, imagem e informações profissionais reais. Com isso, mandam mensagens para as vítimas simulando vitórias em ações judiciais e pedem dinheiro adiantado para o pagamento de taxas, custas ou impostos, para liberar o suposto valor, geralmente via Pix. Muitas vezes, até enviam documentos falsos e até links maliciosos que podem clonar celular e roubar dados.
“Sempre desconfie de contatos enviados por mensagem que pedem pagamentos de taxas com urgência. Neste golpe, geralmente o número em que chega a mensagem é diferente do número de seu real advogado. O mais importante é: se tiver qualquer dúvida, ligue diretamente para seu advogado para esclarecimentos ou, se possível, faça uma chamada de vídeo ou tente encontrá-lo presencialmente”, alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços e Segurança da Febraban.
Ele alerta também que o criminoso costuma pedir informações sigilosas, como número de identidade, senhas bancárias, assim como número de cartão de crédito, entre outras.
Vicente de Chiara, diretor Jurídico da Febraban, afirma que a Justiça não cobra valores antecipados para liberar indenizações ou resolver pendências processuais. “Caso sofra esta tentativa de golpe, tire prints das mensagens, da chave Pix enviada pelo golpista e do número do telefone e faça um boletim de ocorrência”, aconselha.
Fonte: Da Redação
Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…
Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…
Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…
Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…
Ministério Público Federal denunciou o empresário em 2022
Evento esportivo será na comunidade Darôra, com entrega de troféus e medalhas