A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Ader), apreendeu 11 toneladas de manga, no posto de fiscalização do Jundiá.
A ação ocorreu em conjunto com Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A manga é uma fruta que está na lista de frutos hospedeiros da mosca da carambola, o que poderia causar um grande prejuízo caso a carga chegasse ao destino final. A praga está confirmada em Roraima e o trânsito de manga para fora não deve ocorrer.
O Ministério da Agricultura e Agropecuária declarou emergência fitossanitária em Roraima por risco iminente de disseminação da praga quarentenária presente Bactrocera carambolae, a Mosca da Carambola.
Leia mais aqui:
Assim, a informação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) em novembro de 2023. Conforme o documento, a emergência fitossanitária terá vigência de um ano.
Roraima está sob quarentena devido a Mosca da Carambola desde abril do ano passado, segundo a portaria publicada no dia 6 daquele mês. Desde então, o estado está impedido de exportar frutas hospedeiras da praga.
Originária da Malásia e Indonésia, a Mosca da Carambola foi encontrada no Suriname em 1985 e chegou a Guiana Francesa em 1989. Em Roraima, a praga chegou em 2010.
Dessa forma, o tempo total de vida da mosca é de 130 dias. Uma fêmea fértil põe entre 1.200 a 1.500 ovos durante a fase adulta. Ela pode voar até cinco quilômetros na busca por alimento ou frutas para colocar os ovos.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido