Foto: Divulgação
A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Ader), apreendeu 11 toneladas de manga, no posto de fiscalização do Jundiá.
A ação ocorreu em conjunto com Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A manga é uma fruta que está na lista de frutos hospedeiros da mosca da carambola, o que poderia causar um grande prejuízo caso a carga chegasse ao destino final. A praga está confirmada em Roraima e o trânsito de manga para fora não deve ocorrer.
O Ministério da Agricultura e Agropecuária declarou emergência fitossanitária em Roraima por risco iminente de disseminação da praga quarentenária presente Bactrocera carambolae, a Mosca da Carambola.
Leia mais aqui:
Assim, a informação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) em novembro de 2023. Conforme o documento, a emergência fitossanitária terá vigência de um ano.
Roraima está sob quarentena devido a Mosca da Carambola desde abril do ano passado, segundo a portaria publicada no dia 6 daquele mês. Desde então, o estado está impedido de exportar frutas hospedeiras da praga.
Originária da Malásia e Indonésia, a Mosca da Carambola foi encontrada no Suriname em 1985 e chegou a Guiana Francesa em 1989. Em Roraima, a praga chegou em 2010.
Dessa forma, o tempo total de vida da mosca é de 130 dias. Uma fêmea fértil põe entre 1.200 a 1.500 ovos durante a fase adulta. Ela pode voar até cinco quilômetros na busca por alimento ou frutas para colocar os ovos.
Fonte: Da Redação
Título concedido destaca o Pressem como referência em governança, transparência e sustentabilidade
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…