Fiscalização: 11 toneladas de manga são apreendidas em RR; fruto está na lista de hospedeiros da mosca da carambola

Praga foi confirmada em Roraima, por isso, frutos hospedeiros não devem sair do estado. Ministério da Agricultura e Agropecuária declarou emergência fitossanitária em novembro do ano passado

Fiscalização: 11 toneladas de manga são apreendidas em RR; fruto está na lista de hospedeiros da mosca da carambola
Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Ader), apreendeu 11 toneladas de manga, no posto de fiscalização do Jundiá.

A ação ocorreu em conjunto com Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A manga é uma fruta que está na lista de frutos hospedeiros da mosca da carambola, o que poderia causar um grande prejuízo caso a carga chegasse ao destino final. A praga está confirmada em Roraima e o trânsito de manga para fora não deve ocorrer.

Entenda a apreensão da manga

Ministério da Agricultura e Agropecuária declarou emergência fitossanitária em Roraima por risco iminente de disseminação da praga quarentenária presente Bactrocera carambolae, a Mosca da Carambola.

Leia mais aqui:

Assim, a informação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) em novembro de 2023. Conforme o documento, a emergência fitossanitária terá vigência de um ano.

Roraima está sob quarentena devido a Mosca da Carambola desde abril do ano passado, segundo a portaria publicada no dia 6 daquele mês. Desde então, o estado está impedido de exportar frutas hospedeiras da praga.

Sobre a praga

Originária da Malásia e Indonésia, a Mosca da Carambola foi encontrada no Suriname em 1985 e chegou a Guiana Francesa em 1989. Em Roraima, a praga chegou em 2010.

Dessa forma, o tempo total de vida da mosca é de 130 dias. Uma fêmea fértil põe entre 1.200 a 1.500 ovos durante a fase adulta. Ela pode voar até cinco quilômetros na busca por alimento ou frutas para colocar os ovos.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x