TSE proíbe adesivo de propaganda eleitoral em carros de aplicativos

Decisão manteve uma multa no valor de R$ 2 mil aplicada a um candidato de Pernambuco, que adesivou o número e nome no veículo de aplicativo na eleições em 2024

TSE proíbe adesivo de propaganda eleitoral em carros de aplicativos
Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibiu propaganda eleitoral em aplicativos de corrida como Uber, 99, Indrive e outros. Ou seja, candidatos não podem colocar adesivos em carros, usado no transporte de passageiros em todo o Brasil.

A decisão manteve uma multa no valor de R$ 2 mil aplicada a um candidato de Pernambuco, por adesivar o número e nome no veículo de aplicativo na eleições em 2024. O acórdão da decisão está publicado, na data do dia 1° de agosto.

O entendimento do TSE, portanto, é de que, embora o automóvel seja particular, ele deve ser considerado um bem de uso comum para fins eleitorais enquanto estiver sendo utilizado para o transporte remunerado de passageiros.

Relator do caso, o ministro Floriano de Azevedo Marques, afirmou que a proibição tem fundamento no artigo 37 da Lei das Eleições. Pois veda a publicidade política em bens públicos e em bens de uso comum.

A legislação eleitoral proíbe, inclusive, aqueles de propriedade privada aos quais a população em geral tem acesso, como cinemas, lojas, clubes, centros comerciais, templos e estádios.

Para o relator, o veículo se diferencia de uma motocicleta usada para entregas. Isso porque, no caso do carro de aplicativo, por exemplo, o passageiro entra no automóvel e utiliza diretamente o serviço. Dessa forma fica exposto ao material de campanha afixado no veículo.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x