Em apoio à Casa Civil da Presidência da República, a Força Nacional de Segurança Pública vai auxiliar na retirada de garimpeiros e combate às queimadas na Terra Indígena Yanomami. A informação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (25).
A medida faz parte do Plano de Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária na região. A operação vai contar com apoio logístico do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A ação da Força Nacional da terra indígena ocorrerá em articulação com os órgãos de segurança pública de Roraima e com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, sob coordenação da Polícia Federal.
Casa de Governo
A Casa de Governo, criada em fevereiro deste ano para enfrentar a crise humanitária na Terra Yanomami, foi instalada em Boa Vista. A estrutura ficará na cidade até 31 de dezembro de 2026.
Além de coordenar e monitorar o Plano de Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária na região, a Casa de Governo tem a função de acompanhar a implementação de políticas públicas emergenciais e permanentes para os povos indígenas e manter um canal de diálogo com lideranças.
Fonte: Da Redação