Cidades

‘Fuja do Golpe Imobiliário’: campanha orienta população para evitar prejuízos durante compra de imóveis em Boa Vista

A Prefeitura da capital, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Boa Vista (Emhur) lançou a campanha ‘ Fuja do Golpe imobiliário”, uma forma de orientar a população contra prejuízos na hora de comprar um imóvel em Boa Vista.

‘Sonho em pesadelo’

De acordo com a prefeitura, a falta de orientação profissional acaba por transformar o sonho da casa própria em pesadelo. Dessa forma, a iniciativa é orientar para que as pessoas procurem corretores credenciados na hora de comprar o seu imóvel.

Isso porque um dos problemas mais comuns é quanto a tentativa de venda de áreas públicas, loteamentos irregulares e áreas invadidas.

De acordo com o presidente da Emhur, a prefeitura tem atuado contra os golpistas.

“A prefeitura está agindo com firmeza contra os golpistas que tentam ludibriar as pessoas que buscam adquirir a casa própria. Esses falsos vendedores de imóveis estão prejudicando a cidade e enganando famílias.”

Dicas para evitar o golpe

De olho na infraestrutura: O loteamento legalizado tem que oferecer drenagem, asfalto, abastecimento de água e energia elétrica. Se não tiver, o projeto é irregular.

Preço do imóvel: A Emhur orienta desconfiar de qualquer terreno vendido a um preço muito abaixo do valor de mercado. Se houver dúvida se o terreno é legalizado, a recomendação é entrar em contato com a empresa.

Fiscalização

Assim, em parceria com o Creci, a Emhur faz fiscalizações pela cidade na busca de áreas que estejam sendo comercializadas de forma irregular.

Do mesmo modo, o presidente do Creci da 27ª região, Reginaldo de Lima, aconselha a pessoa que pretende adquirir um imóvel procurar um profissional habilitado: o corretor de imóveis.

“Ele vai analisar bem a documentação para o trâmite de compra e venda de imóveis e verificar se está apto para ser transferido, verificar o registro e matrícula no cartório de imóveis”, pontuou.

A matrícula do imóvel garante que ele está regularizado perante a lei e que a propriedade é realmente de quem diz ser dono. “Nela também está contido o histórico de ações relacionadas ao imóvel, como alienações, troca de propriedade, débitos, além dos dados básicos como localização e descrição”, detalhou.

Caso a pessoa tenha sofrido um golpe imobiliário, é importante denunciar o caso no Creci ou então no Ministério Público.

“Caso seja um profissional credenciado, ele poderá sofrer as sanções previstas na lei como cassação do registro profissional”, disse o presidente do Creci.

Por fim, a população pode entrar em contato por meio dos canais: (95) 3198-3801 ou por meio do e-mail: emhur@boavista.rr.gov.br

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Prêmio que reconhece trabalho de professores da rede municipal ocorre nesta segunda, em Boa Vista

Evento será a partir das 19h, no Parque do Rio Branco

29 minutos ago

UERR adota teletrabalho após suspensão de serviços terceirizados

Regime começará a valer nesta terça-feira, 9, por tempo indeterminado. Medida atinge servidores docentes, técnicos-administrativos,…

1 hora ago

Brasil tem melhor renda, menor pobreza e desigualdade desde 1995

Ipea aponta avanço após crises e retomada do trabalho e da assistência

19 horas ago

Trecho da Avenida Carlos Pereira de Melo é interditado para obra de faixa elevada

Serviço vai ocorrer entre 8 e 22 de dezembro

20 horas ago

Justiça de Roraima obriga Governo a nomear 490 aprovados no concurso da Educação

Decisão é resultado de uma Ação Civil Pública apresentada pela Defensoria Pública de Roraima

21 horas ago

Estudo aponta irregularidade em 37% dos processos de mineração no país

De 257.591 processos, 95.740 apresentam alguma inconsistência

22 horas ago