Cidades

‘Fuja do Golpe Imobiliário’: campanha orienta população para evitar prejuízos durante compra de imóveis em Boa Vista

A Prefeitura da capital, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Boa Vista (Emhur) lançou a campanha ‘ Fuja do Golpe imobiliário”, uma forma de orientar a população contra prejuízos na hora de comprar um imóvel em Boa Vista.

‘Sonho em pesadelo’

De acordo com a prefeitura, a falta de orientação profissional acaba por transformar o sonho da casa própria em pesadelo. Dessa forma, a iniciativa é orientar para que as pessoas procurem corretores credenciados na hora de comprar o seu imóvel.

Isso porque um dos problemas mais comuns é quanto a tentativa de venda de áreas públicas, loteamentos irregulares e áreas invadidas.

De acordo com o presidente da Emhur, a prefeitura tem atuado contra os golpistas.

“A prefeitura está agindo com firmeza contra os golpistas que tentam ludibriar as pessoas que buscam adquirir a casa própria. Esses falsos vendedores de imóveis estão prejudicando a cidade e enganando famílias.”

Dicas para evitar o golpe

De olho na infraestrutura: O loteamento legalizado tem que oferecer drenagem, asfalto, abastecimento de água e energia elétrica. Se não tiver, o projeto é irregular.

Preço do imóvel: A Emhur orienta desconfiar de qualquer terreno vendido a um preço muito abaixo do valor de mercado. Se houver dúvida se o terreno é legalizado, a recomendação é entrar em contato com a empresa.

Fiscalização

Assim, em parceria com o Creci, a Emhur faz fiscalizações pela cidade na busca de áreas que estejam sendo comercializadas de forma irregular.

Do mesmo modo, o presidente do Creci da 27ª região, Reginaldo de Lima, aconselha a pessoa que pretende adquirir um imóvel procurar um profissional habilitado: o corretor de imóveis.

“Ele vai analisar bem a documentação para o trâmite de compra e venda de imóveis e verificar se está apto para ser transferido, verificar o registro e matrícula no cartório de imóveis”, pontuou.

A matrícula do imóvel garante que ele está regularizado perante a lei e que a propriedade é realmente de quem diz ser dono. “Nela também está contido o histórico de ações relacionadas ao imóvel, como alienações, troca de propriedade, débitos, além dos dados básicos como localização e descrição”, detalhou.

Caso a pessoa tenha sofrido um golpe imobiliário, é importante denunciar o caso no Creci ou então no Ministério Público.

“Caso seja um profissional credenciado, ele poderá sofrer as sanções previstas na lei como cassação do registro profissional”, disse o presidente do Creci.

Por fim, a população pode entrar em contato por meio dos canais: (95) 3198-3801 ou por meio do e-mail: emhur@boavista.rr.gov.br

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Forças Armadas destroem 1ª pista de pouso usada por garimpo ilegal dentro da Terra Yanomami

Operação aconteceu na região de Surucucu. Além dessa pista, outras 44 já foram destruídas, entre…

20 minutos ago

Ministério Público emite recomendação às prefeituras de Baliza, Caroebe e São Luiz para coibir doações em período eleitoral

É vedada a distribuição de bens, valores ou serviços pela administração pública no ano da…

1 hora ago

Eleições 2024: confira os temas proibidos na propaganda eleitoral

Candidatos devem estar atentos aos tópicos vedados na propaganda

3 horas ago

Sine oferta 89 vagas de emprego para Roraima nesta sexta-feira; confira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

4 horas ago

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

17 horas ago