Cidades

‘Gestores Unidos’: encontro de profissionais fortalece diálogo e troca de experiências para a educação inclusiva em Boa Vista

Para possibilitar a formação continuada de quem está à frente das unidades escolares, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) promoveu, nesta terça, (18) o encontro “Gestores Unidos”, com a participação de 126 profissionais.

Eles tiveram a oportunidade debater sobre o importante papel da gestão para a efetiva inclusão dos alunos no contexto escolar. O encontro ocorreu na sala Multiuso do Teatro Municipal.

O evento contou com duas palestras. Uma delas ministrada pela professora Gabrielle Oliveira, da Universidade de Harvard, com o tema: “Gestão Escolar na Perspectiva da Diversidade e Inclusão Educacional” e a outra foi conduzida pela neurologista pediatra, Dra. Charlote Briglia, que levou para o encontro a temática: “Autismo no Contexto Escolar”.

“O projeto surgiu em 2021 para fortalecer a prática dos gestores da rede municipal de ensino através de trocas de experiência, palestras, enfim. Esse encontro reforça o papel dos gestores tanto no ensino para diversidade, no acolhimento dessas crianças, quanto na prática pedagógica inclusiva dentro da rede municipal de ensino, com os alunos imigrantes e crianças com deficiência”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales.

Resultados para o futuro

A professora Gabrielle destacou a importância da temática para o contexto social como um todo.

Quando temos uma educação inclusiva, o desempenho acadêmico das crianças cresce muito. Com isso, reduzimos os índices de pobreza no futuro, com mais chances de chegarem ao ensino superior. A questão emocional das crianças também é algo a se destacar. Elas passam a se relacionar com pessoas diferentes, de maneira empática. Isso diminui a discriminação, preconceito, formando uma sociedade mais forte”, explicou.

Gestores como multiplicadores

A gestora da Escola Municipal Newton Tavares, Adones Meneses, participou do encontro e falou sobre o papel dos gestores como multiplicadores.

“Ter acesso a esses conhecimentos nos dá mais tranquilidade e respaldo para pensar em maneiras inovadoras e efetivas de trabalharmos a educação inclusiva. Iniciativas como essas chegam para fortalecer nossa visão de liderança, permitindo que isso chegue aos professores de toda a rede e, consequentemente, às nossas crianças e suas famílias”, contou.

“Dia do Orgulho Autista”

Neste dia 18 de junho é celebrado em todo o país o “Dia do Orgulho Autista”. O município oferece suporte a esses alunos tanto nas escolas municipais. Bem como também no Centro de Autismo da Rede Municipal de Ensino e no Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE).

“Quando a gente passa a entender a forma que a criança com autismo processa o mundo, porque ela se comporta de determinadas maneiras, fica mais fácil levar conhecimento para esse aluno e todos os domínios da aprendizagem. A ideia é que os gestores se fortaleçam para que saibam como aplicar o conteúdo em sala”, disse Charlote Briglia.

Além disso, atualmente, 1.548 alunos com autismo são atendimentos na Rede Municipal de Ensino, sendo 2.117 alunos considerados público-alvo, entre crianças com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual e alunos com altas habilidades.

Por fim, para isso, Boa Vista conta com 150 professores especialistas em educação especial, que além dos atendimentos ofertados, desenvolvem diversos projetos em parceria com a comunidade escolar. O Centro reforça o trabalho já desenvolvido na Educação Especial do município, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

3 minutos ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

29 minutos ago

Ex-procurador do Estado, condenado a 202 anos por pedofilia é solto pela Justiça

Luciano Queiroz foi condenado em 2009, por participar de um esquema de prostituição de crianças…

2 horas ago

Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros

Modalidade é voltada para compra de itens como órteses e próteses

2 horas ago

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

3 horas ago

Homem é preso em Boa Vista por estuprar a própria filha durante sete anos

Atualmente com 13 anos, a vítima revelou que sofria abusos do pai desde os seis…

4 horas ago