O Governo do Estado afirmou na manhã desta terça-feira (26) que a fumaça da Guiana e da Venezuela se concentra em Roraima.
A publicação nas redes institucionais do Estado causou revolta na população. Em apenas 20 minutos, já tinha mais de 120 comentários de pessoas fazendo críticas à gestão.
“E o monte de queimadas que tem aqui em Roraima? Proibiram até os bombeiros tirar foto das queimadas”, questionou uma seguidora.
Outros seguidores disseram que o Governo estava jogando a culpa no vizinho, enquanto um outro disse para o Estado não fugir da responsabilidade. Algumas pessoas também criticaram a gestão do Governo em relação às queimadas.
Após a enxurrada de comentários, os administradores desativaram a função de comentários e eles ficaram inacessíveis para a população fazer novos e ler os anteriores.
Roraima registrou quase 4 mil focos de fogo em 3 meses
Conforme o Boletim Hidrometeorológico do próprio Governo, somente nos três primeiros meses de 2024, Roraima registrou quase 4 mil focos de incêndio.
Por outro lado, no mesmo período de 2023, o registro foi de 997 focos. O documento, divulgado na manhã de hoje, revela que o aumento percentual foi de 86,4% em janeiro; 1.124,1% em fevereiro; e 160,2% em março.
Confira:
Críticas
O Governo do Estado vem sendo duramente criticado pela população roraimense devido as poucas ações para combater a forte estiagem no estado, alertada pelos órgãos de meteorologia desde o ano passado.
Neste domingo (24), o Corpo de Bombeiros orientou a população a fechar as portas e janelas e utilizar centrais de ar em velocidade baixa. A publicação nas redes sociais gerou revolta e inúmeros comentários cobrando medidas mais efetivas.
Um deles, por exemplo, perguntou qual o plano estratégico para atuação do Governo Estadual, haja visto que a União já enviou R$ 7 milhões para o combate aos incêndios em Roraima. Já uma mulher disse que não tem central em casa e ainda tem uma criança. Então perguntou o que fazer e o que está sendo feito para combater as queimadas.
Além disso, na manhã de hoje (26), o Governo de Roraima divulgou em suas redes sociais que apenas 364 bombeiros atuam no combate ao fogo no estado. Em contrapartida, entre janeiro e março deste ano, o estado já registrou 3.975 focos de incêndio.
Vale destacar ainda que o governador Antonio Denarium (Progressistas) convocou apenas 167 brigadistas dos 240 aprovados no seletivo da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Femarh).
O número de bombeiros informado na publicação do Governo do Estado chamou a atenção de internautas. Um deles chegou a indagar “Só 364 bombeiros?” e outros provocaram “está na hora de fazer um novo concurso”. Após inúmeros comentários negativos, a assessoria desativou a função.
Fonte: Da Redação