Cidades

Governo Federal e Associação Brasileira das Empresas Aéreas criam comitê em resposta a reclamação de consumidores

O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) vão criar um comitê técnico para, com a colaboração das companhias de aviação, tentar melhorar o atendimento aos usuários do setor.

O setor aéreo é um dos que mais geram reclamações dos consumidores brasileiros, conforme destacou o secretário nacional, Wadih Damous, em nota.

“Diversas consumidoras e consumidores têm apresentado reclamações variadas em nossos sistemas, destacando pontos de insatisfação […] Identificamos uma série de itens que demandam atenção e gostaríamos de promover um debate construtivo para explorar possíveis ações em resposta a essas reclamações.”

Assim, a criação do grupo ocorreu durante uma reunião do Governo Federal, em Brasília, nesta quinta-feira (7). Além de Damous e auxiliares, participaram a presidenta da Abear, Jurema Monteiro, e representantes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata); da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) e das principais companhias de aviação do país.

Segundo o ministério, o comitê técnico começará a funcionar no início de 2024.

Reclamações frequentes das empresa

De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Vitor Hugo do Amaral, as reclamações mais frequentes dos consumidores insatisfeitos com o setor aéreo dizem respeito a falhas nos canais de atendimento das empresas, falta de assistência em caso de cancelamentos e/ou atrasos nos voos, especialmente com passageiros idosos e crianças, e dificuldades na obtenção de reembolsos.

Também em nota, a presidenta da Abear afirmou que as empresas do setor vem se esforçando para aprimorar a prestação de serviços. E responder às queixas dos usuários.

Logo, ela destacou que, em 2022, o índice de solução de queixas registradas na plataforma consumidor.gov.br atingiu 75,3%. Em 2023, até outubro, o mesmo índice atingiu 81,8%.

“Se analisarmos a quantidade de passageiros que transportamos, temos, proporcionalmente, um número pequeno de casos. Mas entendemos que cada usuário deve ser tratado da melhor forma, por isso estamos sempre buscando a evolução desses indicadores”, acrescentou a presidenta da Abear.

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Polícia encontra canoa furtada em Alto Alegre no município de Amajari

Embarcação é avaliada em R$ 7,3 mil

9 horas ago

Palestra conduz servidores de Boa Vista no alcance do equilíbrio e bem-estar emocional no ambiente de trabalho

Evento reuniu 80 servidores em dinâmicas e roda de conversa para reflexão coletiva

12 horas ago

Policiais salvam homem que engoliu pacote de cocaína

De acordo com a polícia, homem usou o entorpecente e agrediu a esposa antes de…

12 horas ago

Fim da escala 6×1: Governo Federal avalia enviar projeto unificado para agilizar aprovação

Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026

13 horas ago

Prefeitura de Alto Alegre contrata transporte escolar por mais de R$ 5 milhões

Contratação está no Diário Oficial dos Municípios

13 horas ago

Obras de pavimentação no bairro Jóquei Clube são intensificadas

Rua José Francisco recebe quase 1.300 metros de recomposição asfáltica e integra pacote que contempla…

14 horas ago