O Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho e Emprego disponibilizou para consulta 39 mil carteiras de trabalho físicas perdidas ou roubadas e devolvidas às unidades regionais do órgão.
Para verificar o documento, é necessário acessar o sistema: CTPS Recuperadas.
Segundo o Governo Federal, caso a pessoa localize a carteira, o cidadão deve agendar atendimento e comparecer a uma unidade do ministério, levando um documento de identificação, para fazer a retirada.
O agendamento está disponível no Sistema de Atendimento Agendado.
Atualmente, a carteira de trabalho física tem a versão digital. A emissão do documento é apenas em casos excepcionais, como para servidores públicos, trabalhadores de associações internacionais ou registros de vínculos anteriores à digitalização.
Segundo a chefe da Divisão da Coordenação de Identificação e Registro Profissional do MTE, Andressa Lemos Rodrigues, a carteira física ainda é necessária.
“Muitos trabalhadores precisam da carteira física para comprovar registros de trabalho junto ao INSS ou outras situações”, explica.

