Governo Federal libera consulta de 39 mil carteiras de trabalho que foram roubadas ou perdidas

Documento pode ser retirado nas unidades regionais do Ministério do Trabalho mediante agendamento

Governo Federal libera consulta de 39 mil carteiras de trabalho que foram roubadas ou perdidas
Candidatos têm até as 13h30 para se cadastrarem no Sine – Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil

O Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho e Emprego disponibilizou para consulta 39 mil carteiras de trabalho físicas perdidas ou roubadas e devolvidas às unidades regionais do órgão.

Para verificar o documento, é necessário acessar o sistema: CTPS Recuperadas.

Segundo o Governo Federal, caso a pessoa localize a carteira, o cidadão deve agendar atendimento e comparecer a uma unidade do ministério, levando um documento de identificação, para fazer a retirada.

O agendamento está disponível no Sistema de Atendimento Agendado.

Atualmente, a carteira de trabalho física tem a versão digital. A emissão do documento é apenas em casos excepcionais, como para servidores públicos, trabalhadores de associações internacionais ou registros de vínculos anteriores à digitalização.

Segundo a chefe da Divisão da Coordenação de Identificação e Registro Profissional do MTE, Andressa Lemos Rodrigues, a carteira física ainda é necessária.

“Muitos trabalhadores precisam da carteira física para comprovar registros de trabalho junto ao INSS ou outras situações”, explica.

Portal R7

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