Um grupo de garimpeiros foi rendido por indígenas na Terra Yanomami em Roraima, e entregue aos agentes da Força Nacional, onde existe uma base instalada na região. O caso aconteceu na terça-feira (23).
De acordo com a Urihi Associação Yanomami, os indígenas escoltaram os invasores e informaram de forma imediata aos órgãos federais a situação.
Vídeos divulgados nas redes sociais da associação, mostram pelo menos dez pessoas chegando a pé ao local sob a escolta.
Do mesmo modo, a Urihi disse que a morosidade da extrusão de garimpeiros nas regiões mais isoladas do território, tem sujeitado as comunidades à violência. Além disso, há impacto sobre os meios sustentabilidade.
Em fevereiro, ocorreu a instalação da Casa do Governo Federal. O foco das instalações é coordenar ações permanentes do Governo na Terra Indígena Yanomami. O espaço vai funcionar até dezembro de 2026.
Também ocorre a Operação Catrimani II. A nova fase da operação está prevista para seguir até 31 de dezembro deste ano. Por fim, cerca de 800 militares das Forças Armadas estão envolvidos, além de meios fluviais, terrestres e aéreos, para as ações de enfrentamento ao garimpo ilegal na TIY, nos estados do Amazonas e também de Roraima.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido