Grupo de garimpeiros é rendido por indígenas e entregue à Força Nacional na Terra Yanomami

De acordo com a Urihi Associação Yanomami, indígenas escoltaram os garimpeiros e informaram aos órgãos federais a situação

Grupo de garimpeiros é rendido por indígenas e entregue à Força Nacional na Terra Yanomami
Foto: Reprodução Urihi

Um grupo de garimpeiros foi rendido por indígenas na Terra Yanomami em Roraima, e entregue aos agentes da Força Nacional, onde existe uma base instalada na região. O caso aconteceu na terça-feira (23).

De acordo com a Urihi Associação Yanomami, os indígenas escoltaram os invasores e informaram de forma imediata aos órgãos federais a situação.

Vídeos divulgados nas redes sociais da associação, mostram pelo menos dez pessoas chegando a pé ao local sob a escolta.

Do mesmo modo, a Urihi disse que a morosidade da extrusão de garimpeiros nas regiões mais isoladas do território, tem sujeitado as comunidades à violência. Além disso, há impacto sobre os meios sustentabilidade.

Ações de combate ao garimpo

Em fevereiro, ocorreu a instalação da Casa do Governo Federal. O foco das instalações é coordenar ações permanentes do Governo na Terra Indígena Yanomami. O espaço vai funcionar até dezembro de 2026.

Também ocorre a Operação Catrimani II. A nova fase da operação está prevista para seguir até 31 de dezembro deste ano. Por fim, cerca de 800 militares das Forças Armadas estão envolvidos, além de meios fluviais, terrestres e aéreos, para as ações de enfrentamento ao garimpo ilegal na TIY, nos estados do Amazonas e também de Roraima.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x