Cidades

Guardas municipais de Boa Vista participam de conversa sobre responsabilidade masculina no enfrentamento à violência contra a mulher

Como parte da programação do Agosto Lilás, a Guarda Civil Municipal de Boa Vista organizou um encontro voltado especialmente aos homens da segurança do município para promover a conscientização e o engajamento deles no enfrentamento à violência doméstica.

Um dos palestrantes foi o promotor de justiça do Ministério Público de Roraima, André Paulo Pereira. Ele enalteceu o trabalho feito pelos GCMs e agradeceu a dedicação e o profissionalismo de todos os envolvidos. Além disso, destacou a lei Maria da Penha e reforçou a atuação de cada um nessa missão pelo fim desse mal.

Conscientização

De acordo com o integrante da Patrulha Maria da Penha (PMP), Alcircley Cordeiro, a iniciativa tinha o objetivo de levar um olhar diferenciado para a atuação desse grupamento especial de apoio às vítimas de violência doméstica e destacar a importância da participação masculina nesse contexto, incentivando atitudes conscientes dentro e fora do ambiente de trabalho.

“Durante todo o mês, as ações geralmente são direcionadas às mulheres. Hoje, fizemos diferente, pois preparamos esse momento de troca de ideias com os homens. Para que eles conheçam mais sobre a Lei Maria da Penha, entendam a nossa rotina. E saiam daqui com uma nova visão sobre o papel deles nessa luta”, disse.

O secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Wilson Francisco, ressaltou que nem sempre percebemos o quanto atitudes do dia a dia, muitas vezes normalizadas, podem ser consideradas violência. “A informação transforma. Por meio dela se muda comportamento e se adota uma nova postura”, afirmou.

Conforme o guarda Adailton Silva, integrante do Grupo de Ações Motorizadas (GAM) há sempre algo novo para aprender. “Com essas capacitações, nos sentimos mais seguros e preparados para agir com firmeza e responsabilidade em todos os ambientes que estivermos. Priorizando as vítimas e protegendo as mulheres de Boa Vista”, finalizou.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

4 horas ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

5 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

6 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

7 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

7 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

8 horas ago