Guardas municipais recebem instrução para reforçar cuidado e proteção ao meio ambiente em Boa Vista

Município ampliou a atuação da GCM na proteção da fauna e da flora

Guardas municipais recebem instrução para reforçar cuidado e proteção ao meio ambiente em Boa Vista
Foto: Divulgação Semuc

A Prefeitura de Boa Vista reforça o cuidado com o meio ambiente ao treinar, nesta sexta-feira, 14, 28 guardas civis. Durante o treinamento, os profissionais receberam instruções sobre monitoramento de áreas de preservação permanente, combate à poluição sonora, controle de resíduos urbanos e proteção da fauna local.

Os GCMs integram o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) e a Defesa Civil Municipal. Conforme explicou a inspetora ambiental Celeste Gama, os profissionais agora têm autonomia para registrar qualquer indício ou suspeita de danos ambientais.

“Estamos repassando toda a nossa expertise ao longo dos anos para que eles contribuam efetivamente nesse trabalho de proteção. Esse reforço é fundamental, porque nossos plantões são noturnos e concentrados nos fins de semana. Já os guardas estarão nas ruas diariamente, podendo registrar ilícitos através dos autos de constatação, que servirão de base para as ações de fiscalização”, destacou Celeste.

Além disso, o secretário da SMSOP, Cláudio Galvão, explicou que o Auto de Constatação não tem caráter punitivo. Ele informou que o documento não substitui multas nem representa penalidade. “Ele serve para comunicar oficialmente à Semma o que está acontecendo e permitir que os técnicos façam uma análise detalhada do caso, abrindo processo e aplicando punições, se necessário, como a lavratura de um Auto de Infração Ambiental”, afirmou.

Atuação conjunta

A GCM Rayssa Dias participou da capacitação e avaliou que o treinamento agiliza o trabalho diário. “Antes, fazíamos o patrulhamento em áreas de preservação permanente, por exemplo, mas precisávamos acionar a Semma para formalizar a ocorrência. Agora conseguimos lavrar o Auto de Constatação e encaminhá-lo diretamente pelo sistema, o que acelera todo o processo”, disse.

Já o inspetor Waldenor Souza, integrante da Defesa Civil Municipal, também destacou o avanço. Segundo ele, a nova atribuição torna o atendimento mais rápido e assim eficiente nas ruas da capital, além de fortalecer a proteção da fauna e da flora.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x