O Hospital da Criança Santo Antônio, tem um bloco exclusivo para receber pacientes indígenas. O bloco tem capacidade de internação de 28 pacientes e lugares para redário, contando com banheiros adaptados aos costumes das famílias indígenas, além de 4 leitos berço respiratório.
Cerca de 60% da equipe médica desse espaço já trabalharam com a saúde indígena pelo Dsei Leste ou Yanomami, o que representa mais facilidade no atendimento.
A missão do hospital da criança, é um atendimento igualitário, inclusive respeitando a cultura, assim como as tradições. Sendo o único de Roraima de referência em saúde infantil, o Bloco G dedica-se a atender os povos indígenas.
A coordenadora do bloco e também enfermeira, Alexsandra Kisseloff sempre trabalhou com a saúde indígena e reconhece a importância do espaço.
Além disso, as crianças têm uma alimentação adaptada, sendo a maior parte do cardápio preparada de acordo com os costumes. “A alimentação deles é seca, com proteína peixe ou frango, farinha d’agua, arroz. Alguns até trazem a própria farinha e beiju. Eu autorizo essa entrada, pois eles aceitam repor vitaminas através de sucos e frutas. Conseguimos que as crianças também se alimentem de mingau”, explica a nutricionista Thays Muniz.
Dentro do hospital, a cultura é tão importante que até é liberada a entrada de curandeiros das comunidades, como forma de ajudar na recuperação das crianças.
“Esse espaço é um hospital, mas também sabemos respeitar tradições, culturas. Os indígenas podem sim ter essas pessoas cuidando de suas crianças, além da equipe médica disponível 24h”, ressaltou Alexsandra Kisseloff.
Fonte: Da Redação
.
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…